Engenheiro da Proma participa de feira na Itália

A SAIE – Innovation Building Exhibition, um dos mais reconhecidos eventos mundiais de construção civil, aconteceu em outubro

O engenheiro Roberto Reis, sócio da Proma Construções, participou entre os dias 16 e 19 de outubro da 49ª edição da SAIE – Innovation Building Exhibition, uma das mais importantes feiras do setor de construção civil do mundo. O evento aconteceu em Bolonha – a cidade italiana, capital da região de Emiglia-Romagna, é conhecida pela arquitetura de construções medievais bem preservadas e entrelaçadas por ruas cobertas de pórticos. “Nesse ano a feira focou na busca de soluções para construir melhor (better building) e nas cidades inteligentes (smart cities). Os temas que permearam todo o evento foram sustentabilidade, canteiros de obra, construção segura e projetos com inovação”, pontua Reis.

Nove pavilhões – totalizando aproximadamente 80 mil m² – ficaram à disposição de 800 expositores e 60 mil visitantes pré-registrados que faziam parte de mais de 40 delegações estrangeiras. Reis explica que cada um desses espaços tinha um objetivo que vai ao encontro das necessidades e atualizações da construção civil. “O Smart City Exhibition Forum¸ por exemplo, foi composto por 25 encontros – incluindo assembleias gerais e reuniões técnicas dedicadas a cursos de atualização para os profissionais – e contou com a participação de seis ministros do governo italiano e 50 professores universitários”.

Uma exposição de novas soluções para os túneis e uma praça dedicada à geotecnia e eventos sísmicos também foi montada na SAIE. “A iniciativa aponta as intervenções de reconstrução já implantadas após a ocorrência de terremotos, além das soluções inovadoras que foram testadas. O objetivo do espaço também é apresentar novas propostas, incluindo – pela primeira vez – a certificação de segurança sísmica dos edifícios e as etapas que devem ser adotadas no processo de reconstrução”, afirma Reis. No pavilhão “Canteiro de Obra”, o foco foi a exposição de máquinas e equipamentos para a movimentação de cargas, plataformas, guindastes e empilhadeiras.

Os visitantes puderam conhecer as novas tendências de cerâmicas e pavimentos, bem como participar – no Espaço Habitat Verde – de demonstrações, aulas e seminários sobre construções sustentáveis e economia de energia. “A feira demonstrou que existem várias soluções simples que ainda poderão ser implantadas nas obras da Proma. O uso do conjunto dos sistemas de energia renovável pode ser um diferencial, tendo em vista que tem como objetivo reduzir custos para os condomínios e tornar os nossos empreendimentos cada vez mais inseridos no contexto da sustentabilidade”, assegura Reis.

A SAIE também preparou uma praça dedicada ao trabalho que acolheu mais de 20 centros especializados em pesquisas dedicadas à segurança nos canteiros de obras. Reis destaca principalmente os balancins elétricos para a fachada com estrutura independente e acionamento com cremalheira, sem a utilização de cabos de aço. Na área do software técnico, uma demonstração para os profissionais que atuam em novos desenvolvimentos de Building Information Modeling (BIM) chamou a atenção. “O processo é o mais recente para as soluções de design integradas aos problemas que ligam funcionalidade arquitetônica, segurança estrutural e eficiência energética”, garante o engenheiro. Seguindo a linha tecnológica na área da construção civil, o pavilhão “Cidade Exposição Inteligente” focou na criação de redes digitais.

Reis afirma que a participação da Proma na SAIE – Innovation Building Exhibition ressaltou o aspecto positivo de como o mundo está vendo o Brasil. “Ficou nítido que os países têm interesse em investir no país. Outro aspecto importante a ser destacado é a certeza de que o sistema de construção adotado pela Proma está em sintonia com aquilo que existe de mais moderno atualmente. Todos os conceitos apresentados na feira já são trabalhados sistematicamente em nossas obras, seja no projeto, especificação de sistemas e materiais ou no processo de construção em si”, finaliza.


Deixe um comentário