ENTRE E ENCANTE-SE: SEJA BEM-VINDO AO APARTAMENTO DECORADO DO LUMINA RESIDENCE

Na sacada do décimo andar a vista impressiona. A cidade é ainda mais bela quando se está no alto. Paisagens sem barreiras – as montanhas se aproximam, a cor verde das árvores se acentua e parece que é quase possível tocar nas nuvens. Num dia ensolarado, o pôr do sol torna-se um espetáculo a ser admirado segundo após segundo. Já quando a chuva cai, as gotas d`água encobertam um vale digno de encantos. Os cenários mudam, mas a beleza que o Lumina Residence proporciona sempre permanece.

weart-6804

Idealizado pela arquiteta Caroline Obenaus, o projeto do Lumina Residence foi o quinto a ser desenvolvido no escritório de arquitetura da Proma – são três apartamentos por andar que seguem a tendência de casas inteligentes. “Com certeza, é um empreendimento inovador. Nossas inspirações estão nos conceitos arquitetônicos do litoral da Flórida – fomos a Miami para pesquisar e buscar ideias diferentes. A estética é atrativa e ousada. Faz parte do nosso histórico construtivo inovar, sempre”, afirma Caroline.

A arquiteta explica que o destaque do Lumina está na sacada com a laje slim, expressando leveza e contemporaneidade em um empreendimento projetado para oferecer a vista panorâmica de Jaraguá do Sul. Além disso, os grandes vãos de abertura favorecem a ventilação e a luminosidade natural, despertando a sensação de liberdade, bem-estar e tranquilidade.

Apartamento de alto padrão: exclusividade, requinte e sofisticação

O Lumina Residence, que já está em fase de construção na rua Arthur Gumz, no bairro Vila Nova – uma região privilegiada por estar a poucos minutos do centro –, contemplará 30 apartamentos. São duas coberturas duplex (área privativa de 202,87 m²), dois apartamentos garden (área privativa de 123,80 m²), além dos apartamentos convencionais (ou padrão) com plantas de 127 m² a 131 m² de área privativa, cujos detalhes foram pensados para tornar cada ambiente ainda mais requintado e acolhedor: forro de gesso, massa corrida, piso laminado nos quartos, portas em laca branca, porcelanato no ambiente social e esquadrias de alumínio.

weart-6811

Todos os apartamentos contarão com sacada, lavanderia, lavabo, cozinha com churrasqueira, sala de jantar e home theater. A diferença entre as unidades está no número de vagas de garagem (duas ou três) e de quartos, que podem ser três suítes ou duas demi-suítes e uma suíte. Outros diferenciais são encontrados nas coberturas duplex, que oferecerão terraço com spa, e nos apartamentos garden, que contarão com terraço (garden).

A área social do empreendimento contempla hall e salão de festas decorados, entrada arborizada e com chafariz, piscina aquecida, fitness (academia equipada, climatizada e com ampla vista da cidade para que os moradores possam cuidar da saúde com comodidade e praticidade) e brinquedoteca (espaço infantil descontraído e lúdico para as crianças darem asas à imaginação).

Apartamento decorado: visite e encante-se

Pesquisas aliadas à sensibilidade, ao bom gosto e à sofisticação – para encantar é fundamental conhecer, experimentar e ousar. Nas mãos da arquiteta Caroline Obenaus o apartamento decorado do Lumina Residence impressiona. Surpreende.

As inspirações – colocadas em prática com inteligência – seguem o que há de mais atual na arquitetura mundial, em especial as tendências apresentadas no Salão do Móvel de Milão, que aconteceu entre os dias 12 a 17 de abril, na Itália.

Quer ver?

COZINHA COM CHURRASQUEIRA | SALA DE JANTAR

weart-6805

O porcelanato Marble Ferrara branco com rajados cinza, por ter um acabamento marmorizado, pede tons mais discretos nos móveis – por essa razão, todo o projeto de móveis da sala ficou nesses tons, criando, assim, uma harmonia. Alguns detalhes que casam bem com esse tipo de acabamento foram adotados, como as mesas de centro da sala de estar no dourado e a bancada da ilha com o volume em cinza e a mesa, bem como as banquetas, no tom de madeira clara.

Para dar à churrasqueira, que integra o ambiente social, um toque mais requintado, Caroline optou por revesti-la com pastilhas metalizadas na cor prata.

weart-6810

A arquiteta enfatiza que, na cozinha, os móveis foram elaborados com o sistema pistão da Häfele, em que duas portas se abrem em formato sanfona. Para deixar o espaço ainda mais sofisticado e leve, todos os eletrodomésticos estão embutidos e a coifa utilizada é em formato tubular. “É importante destacar que no Lumina Residence existe saída externa para as coifas, aumentando, assim, a eficiência do equipamento”.

A mesa de jantar com oito lugares, desenhada pela arquiteta, é toda em laca cinza, harmonizando muito bem com as cadeiras em madeira “carvalho claro” e estofados também na cor cinza. Acima, dois pendentes iguais com a estrutura metálica e cristais trazem leveza ao ambiente. “Esses pendentes, que são da marca italiana Mantra, têm 60 cm de diâmetro – esse formato, que apareceu como tendência no Salone del Mobile Milano desse ano, não é comum, mas deixa o espaço muito mais sofisticado”, destaca.

A bancada em ilha, planejada em silestone cor “alumínio nube” e com as banquetas em madeira também na cor “carvalho claro”, fica ainda mais charmosa com os pendentes com lâmpadas de filamento e bocal dourado. Outros detalhes que merecem atenção são: torre de tomada com o mecanismo de poder escondê-la quando não é usada, lixeira de embutir, cuba dupla e dispenser de detergente. “Um ambiente delicado, prático e moderno para quem prioriza o bom gosto, a agilidade e a funcionalidade”, salienta Caroline.

HOME THEATER

weart-6824

O destaque do home theater está no revestimento cerâmico da parede, que trouxe elegância e sofisticação. “Eu não optei pelo papel de parede porque queria dar textura ao ambiente”, explica. O painel e o móvel em laca branca conciliam esteticamente com o sofá e os dois puffs cinzas, criando uma atmosfera aconchegante. As duas mesas de centro douradas, desenhadas pela arquiteta, completam o espaço.

weart-6863

LAVABO

weart-6833

O porcelanato Marble Ferrara revestiu o piso e as paredes do lavabo. “Esse é um diferencial do apartamento decorado”, conta Caroline. A bancada em silestone cor “alumínio nube” recebeu um espelho acima e uma cuba moldada na própria pedra. Destaque para a torneira com sensor de aproximação e para os pendentes dourados com lâmpada de filamento, que dão um charme a mais ao espaço.

SACADA

weart-6866

A sacada com a laje em balanço, que transpassa a leveza ao volume do edifício, foi projetada com o revestimento cerâmico cinza – a mesma cor do teto –, criando, assim, uma marcação nas linhas do edifício.

O charme da sacada continua no guarda-corpo escolhido para o Lumina Residence, uma novidade com muita tecnologia envolvida. O perfil de design alemão da marca Q-Railing foi desenvolvido para ser fixado na parte externa da laje, sendo que o vidro está embutido nesse perfil. Esse sistema já foi usado em estádios brasileiros de futebol, justamente para se ter uma visão limpa e sem barreiras. “A Proma será uma das primeiras empresas no Brasil a usá-lo em um edifício residencial”, esclarece.

Caroline explica, ainda, que grande parte da ousadia do empreendimento estava na busca por esses vidros que revestem a fachada e na execução da sacada com a laje slim. “Nosso objetivo principal era dar movimento ao prédio e, por essa razão, foi necessário o envolvimento permanente do setor de engenharia na busca por soluções”.

A arquiteta salienta que a espessura da laje e a forma de executá-la também envolveu muita pesquisa. “Nós precisávamos de ralos lineares embutidos na própria laje, que está em balanço, ou seja, as vigas de contorno ficaram no corpo do edifício. Toda a equipe se envolveu muito para que o Lumina deixasse de ser somente um projeto e virasse realidade”, afirma.

ÁREA DE SERVIÇO

weart-6830

Espaçosa e bem pensada, a área de serviço do apartamento decorado tem armários que garantem a organização e a funcionalidade. “Planejei um armário suspenso com lâmpadas embaixo para garantir a luminosidade da bancada de trabalho”, declara.

Num espaço à parte da área de serviço concentra-se a laje técnica – um local destinado para a máquina externa do ar condicionado. “Nós planejamos um gradil para escondê-la, mas que é muito bem ventilado para garantir a eficiência do equipamento”, enfatiza Caroline

DEMI-SUÍTE MASCULINA

weart-6834

Caroline optou pelo laminado em todos os quartos, tornando os ambientes ainda mais aconchegantes.

Na demi-suíte masculina, a ideia foi criar um quarto moderno. O papel de parede branco, neutro, contrasta muito bem com o tom grafite das demais paredes, com o armário em laca branca e vidro milk, com a cortina em cetim branco e, principalmente, com o painel de madeira, que foi planejado com escrivaninha e televisão.

O destaque fica para a cadeira com o tecido azul serenity, tendência também apresentada no Salão do Móvel de Milão 2016. “Outro item que merece atenção é a cama – dessa vez, optamos por um colchão de 1,28 metros (meio termo entre uma cama de solteiro e de casal) com base em laca cinza para que pudéssemos agregar mais gavetas como forma de criar mais espaços de organização”, comenta Caroline.

DEMI-SUÍTE FEMININA

weart-6841 weart-6842

A arquiteta descreve esse espaço como o “quarto dos sonhos de uma menina”. Meigo e acolhedor, o espaço apresenta as tendências de design e decoração do momento.

O armário branco, com portas de vidro transparentes, ficou ainda mais encantador com os puxadores dourados. As paredes na cor cinza claro harmonizam com o rodameio em laca branca que circunda todo o quarto e com a cortina em cetim branco. Acima da escrivaninha, também branca, o nicho todo revestido em espelho traz ainda mais leveza ao ambiente, bem como a cadeira no tom rosa quartzo e o abajur com a base dourada. “A cama também foi pensada diferente: somente as gavetas são em laca cinza, porque todo o restante foi revestido em tecido também cinza”.

BANHEIRO DA DEMI-SUÍTE

weart-6839

O revestimento cinza casa muito bem com o móvel branco e o espelho com nichos também em espelho e com iluminação. O destaque fica para os espelhos anexos às portas de correr de cada um dos quartos (masculino e feminino).

SUÍTE MÁSTER

weart-6846

O closet separado do quarto é o primeiro sinal de um ambiente projetado com requinte e muita sofisticação. Os armários na cor madeira contam com portas com perfil grafite e vidro reflecta prata. “A ideia é dar transparência, mas sem precisar mostrar o conteúdo interno dos armários”, explana Caroline. As prateleiras de vidro receberam fita de LED e as gavetas também foram agraciadas com detalhes em vidro.

weart-6845

A penteadeira com luzes de camarim também merece destaque. “As lâmpadas bulbo de LED oferecem bastante luminosidade, não esquentam tanto e são as mais apropriadas para a maquiagem”, enfatiza a arquiteta.

weart-6852

O banheiro contempla um painel todo em espelho, com portinhas que visam à organização. Caroline projetou uma arandela linear (luminária de parede) com lâmpadas de LED e a bancada com granito ganhou uma torneira com misturadores de água que possibilitam fugir do padrão das posições dos comandos. O box com roldana inox e puxador deixou o ambiente ainda mais bonito.

weart-6856

No quarto, o piso e o painel da televisão receberam o mesmo revestimento para deixar o ambiente mais sofisticado. As paredes cinzas contrastam com os espelhos que revestem o closet – proporcionando leveza – e com a cabeceira da cama em tecido capitonê cinza. A base da cama, pintada em laca cinza, também possui gavetas para contribuir com a organização”, finaliza Caroline.

 Fotos: Chan


Deixe um comentário