Extrovertidos fazem amarelo voltar à moda na decoração

“Há 15 anos, usava-se muito amarelo; agora, a cor voltou com toda força”. Quem constata é a designer de interiores Rosangela Pimenta, da Estilo Próprio, de São Paulo, que ainda aponta “os jovens ‘maluquinhos’ que gostam de cor” como os responsáveis pelo retorno. A presidente do Comitê Brasileiro de Cores, Elisabeth Wey, também identifica esses clientes como os que reabilitaram a tonalidade. “Por remeter ao sol e estar ligada ao calor, à energia e à alegria, são as pessoas mais extrovertidas que buscam o amarelo”.

A cor serve para todos os ambientes. No entanto, avalia Rosangela, o uso excessivo pode passar uma sensação tão forte de agitação que leva até à irritabilidade. Um quarto todo nesse tom chega a ser “enlouquecedor”, concorda Elisabeth. Por isso mesmo, nos dormitórios, ambas colocam o amarelo na parede atrás da cabeceira da cama. Assim, o morador não o vê quando está deitado e não se cansa dele. Nesses casos, as outras paredes não devem ser brancas, recomenda Rosangela, pois elas refletem o amarelo. Uma alternativa, segundo a designer, é recorrer ao cinza-gelo.

A cozinha é um ambiente em que a cor se encaixa especialmente bem. Colocar pastilhas coloridas na parede, segundo Elisabeth, “dá a sensação de que um verdadeiro sol entrou no ambiente, e quem está lá vai fazer coisas muito gostosas”. Quando a cozinha for integrada, convém que o amarelo também seja colocado na sala. Foi o que fez a arquiteta Claudia Pecego em um projeto. “A cliente queria um tom forte para contrastar com a neutralidade do resto da casa. Usei, na sala, o amarelo dos móveis da cozinha, para manter a integração dos ambientes.”

Pode-se usá-lo também para ressaltar a decoração. “Peças nesse tom chamam atenção e, por outro lado, paredes amarelas também destacam os objetos no ambiente”, comenta Rosangela. Em um de seus projetos, Claudia usou uma grande mesa nesse tom para iluminar a sala, cujos sofás eram escuros. Para outro cliente, adotou uma solução mais radical: uma enorme estante amarelada. “A cor estava presente em detalhes do piso e, por isso, o móvel combinou com o ambiente”.

Uma das vantagens do amarelo é que há, no mercado, várias nuances dessa cor – desde tons vibrantes até aqueles mais neutros e tranquilos. A escolha só depende do morador.

Fonte: PRIMAPAGINA, especial para o Terra


Deixe um comentário