FLOR-DA-FORTUNA PARA UMA CASA SEMPRE FLORIDA

https://casa.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/07/thinkstockphotos-671294934.jpg?quality=95&strip=info&w=1024

Resistente e fácil de cuidar, a Kalanchoe blossfeldiana é uma das melhores espécies para quem deseja ter uma casa florida.

Da família das crassuláceas, ela é chamada popularmente de flor-da-fortuna e também é conhecida como calandiva.

A planta possui folhas largas, grossas e em tom de verde escuro, sendo considerada uma suculenta. Os tons das flores agrupadas em inflorescências variam entre vermelho, laranja, amarelo, rosa, lilás e branco.

A flor-da-fortuna costuma florescer entre o final do outono e início da primavera – e seu tempo de floração chega a três meses.

Confira a seguir os principais cuidados que você deve ter ao acomodá-la dentro de casa ou em um canteiro.

 

LUMINOSIDADE

Como suas folhas são suculentas, a flor-da-fortuna pede algumas horas de luz direta durante o dia. “A espécie precisa de exposição solar direta para se desenvolver, mas deve-se evitar as horas mais quentes do dia, pois as folhas podem queimar”, comenta o paisagista Gustavo Carvalho.

A luminosidade é fundamental para ela florescer novamente. Por isso, quando restar apenas folhagem é importante deixá-la em espaços externos com luz solar direta amena. “Após o florescimento, suas hastes de flores devem ser podadas para que a planta se desenvolva e floresça novamente. A espécie deve ser plantada em um vaso maior, conforme cresce, para que tenha seu pleno desenvolvimento”, explica Gustavo.

A flor-da-fortuna vai bem também dentro de casa, mas é fundamental deixá-la perto de alguma janela.

COMO REGAR

A kalanchoe gosta de ambientes quentes e relativamente úmidos. Por isso, é essencial regá-la duas vezes por semana. É importante, no entanto, checar a umidade do solo antes de aguar a planta. Se as raízes ficarem encharcadas, elas podem apodrecer. Então, vale fazer o testo do dedinho – checando a umidade do substrato.

COMO ADUBAR

A adubação costuma ajudar a plantar a florescer novamente. “Devem ser utilizados adubos orgânicos, como farinha de osso ou esterco, ou ainda adubos inorgânicos, como o NPK 4-14-8, que possui maiores proporções de fósforo e potássio, nutrientes importantes para o florescimento”, orienta o paisagista. É importante adubar a espécie, pelo menos, três vezes ao ano.

COMO FAZER MUDAS

Uma das maneiras mais eficazes de reprodução da kalanchoe é por estaquia, ou seja, separe uma muda de flor e plante-a em outro recipiente. Deixe o substrato úmido, sem encharcar, e deixe algumas horas ao sol ameno para florescer.

Gostou da sugestão para uma casa sempre florida?

Fonte: Casa Vogue

________

LEIA TAMBÉM:

 FLORES DA PRIMAVERA PARA MONTAR LINDAS GUIRLANDAS. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

LAR, DOCE E PERFUMADO LAR: AS FLORES E SEUS SIGNIFICADOS. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS. 

 


Deixe um comentário