Gordura trans faz mal durante a gravidez?

Está na moda falar desse ingrediente, que nada mais é do que a gordura vegetal hidrogenada, encontrada na maioria dos alimentos industrializados. Há gordura trans na margarina, em sorvetes, recheio de bolachas, bolos, salgadinhos de pacote, pães. “Tudo que grávida adora”, diz Ana Paula Santiago, ginecologista e obstetra do Hospital São Camilo, em São Paulo.

Essa gordura faz mal à saúde se consumida em excesso. “Além de muito calórica, aumenta o colesterol total e o ruim, o LDL, podendo gerar diabete gestacional e hipertensão”, afirma a médica. Gestantes com esses problemas devem manter distância dela.

Além disso, aumenta o ganho de peso. E durante a gravidez o cuidado com a balança é fundamental, pois, sem aumentar a quantidade de calorias diárias consumidas, pode-se ganhar até 13 quilos nos nove meses. “O excesso de peso atrapalha o funcionamento do organismo. Pode dificultar o parto, porque os bebês nascem com mais peso. Além de a mulher demorar a voltar ao peso anterior”, diz Daniel Klotzel, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein.

Fonte: Revista Época 
Crédito da fotografia.

 


Deixe um comentário