Incidência de luz na medida certa

Empreendimentos da Proma contemplam o uso da iluminação natural por meio de grandes vãos de janelas e porta-janelas

A importância da iluminação natural na concepção dos projetos de arquitetura está estritamente ligada à garantia de um ambiente saudável, confortável e com qualidade de vida – antes privilégio das casas, atualmente, os apartamentos fornecem por meio de grandes vãos de esquadrias a incidência de luz solar na medida certa, a reprodução das cores naturais dos espaços, além da ventilação adequada.

Foto 05

A adesão das construtoras ao uso do sistema de iluminação natural integrado com o artificial está se tornando cada vez mais comum – uma estratégia eficaz para tornar o ambiente dinâmico e inteligente, gerando, assim, ótimas condições de segurança, orientação e visibilidade para o morador, independentemente do período e da atividade a ser realizada. Nesse contexto, o âmbito socioeconômico e sustentável – no que diz respeito à redução do uso de energia elétrica – precisa ser colocado em evidência.

Charme e sofisticação também são atributos intrínsecos à iluminação natural. Para Caroline Obenaus, arquiteta da Proma, a luz é dinâmica, muda de aparência nas diferentes horas do dia, tornando o ambiente mais bonito, aconchegante e benéfico para a saúde. “É comprovado que a iluminação natural oferece conforto visual, proporcionando a visão do ‘lá fora’, e, pelos benefícios proporcionados na vivência e convivência diária das famílias, é um dos itens sustentáveis indispensáveis nos empreendimentos da construtora”, afirma.

Nesse sentido, é importante que o vidro correto seja utilizado nas esquadrias, pois é necessário conferir resistência e proteção para que a claridade entre, mas não o sol em abundância, garantindo que móveis, estofados e objetos que compõem a decoração não sejam danificados. “Os vidros com proteção solar – tanto monolíticos quanto laminados – são os recomendados porque podem reduzir de 60% até 80% a entrada do calor e dos raios UV. Para garantir a privacidade e o charme do ambiente, o uso de cortinas ou persianas completa o conforto do espaço”, explica Caroline.

Caroline destaca que os residenciais Piemonte, Vernon, Saint Tropez, Villeneuve e Milano, localizados em Jaraguá do Sul, e o Transatlântico, de Piçarras, contemplam o uso da iluminação natural por meio de grandes janelas. “O Driessen Residenz, que está em fase de finalização, também contará com este diferencial, bem como o Lumina Residence, novo empreendimento da Proma que está localizado no bairro Vila Nova”, assegura.

A iluminação natural como aliada da saúde

Ambientes com iluminação natural proporcionam mais conforto, qualidade de vida, comodidade e oferecem uma sensação maior de relaxamento, diminuindo o estresse e, consequentemente, várias doenças psicológicas, como a depressão e os quadros de ansiedade.

Foto 06

Para o médico Guilherme da Cunha Galvani, também é comprovado que os apartamentos com maior incidência de luz solar proporcionam aos moradores menos quadros alérgicos, gripes e resfriados. “Isso acontece porque o sol afasta os ácaros e desfavorece o aparecimento de fungos e bactérias”, afirma.

O profissional também destaca a eficácia do sol no processo de metabolização da vitamina D, especialmente em crianças. “É esse nutriente que auxilia na formação de ossos e dentes. Nos adultos, contribui para a prevenção de osteoporose e fraturas”, explica Galvani.

Por fim, é necessário enfatizar a importância da luz para a visão, principalmente depois dos 40 anos, fase em que ocorre a redução da capacidade de focar, a chamada presbiopia. “É imprescindível que os ambientes tenham uma boa iluminação para reduzir o esforço visual”, finaliza Galvani.


Deixe um comentário