Injustamente esquecido, teto pode virar destaque decorativo

Uma parte da casa às vezes esquecida, o teto também merece atenção na hora de decorar. Com forros e propostas de iluminação ousadas, ele pode ajudar a valorizar os ambientes – e até mesmo se tornar um ponto de destaque. Forros de gesso com luminárias embutidas permitem criar uma série de recursos. As sancas, espécies de molduras de gesso e os recortes iluminados dão vida ao que poderia ser um teto branco e sem inspiração. Além disso, a madeira também pode ser usada em ripas ou como revestimento.

Para a arquiteta Denise Barreto, de São Paulo, o principal detalhe a observar antes de decidir por um revestimento é a altura do pé-direito. Forros de madeira podem escurecer o ambiente e causar a impressão de que o espaço é pequeno. Por isso, o gesso acaba sendo mais comum.

Em alguns casos, o pé-direito é tão baixo que nem permite o uso de forro. Especialista em iluminação, o arquiteto Guinter Parschalk, do Studio ix, de São Paulo, teve o desafio de lidar com um apartamento desse tipo e optou por instalar luminárias pendentes diretamente na laje. A sugestão dele é evitar sobrecarregar o teto com lâmpadas. Embutidas, elas ficam invisíveis e imperceptíveis, mas são notadas quando não há forro.  “É importante que o teto não seja poluído. Uma casa não deve ser um show room de luminárias”, opina Parschalk. Outra saída para o teto, embora pouco usual, são as ripas de madeira, que valorizam um espaço mais rústico.

Fonte: Terra


Deixe um comentário