Inverno: dicas para evitar o mofo nas roupas

Cada vez mais, as temperaturas e a umidade do ar mudam rapidamente: hoje, está calor, mas, amanhã, sem que a previsão do tempo tenha alertado, o frio pode vir com tudo.

Eis que aí surge um grande problema: você não colocou as roupas de frio para lavar e terá que usá-las com aquele cheiro nada agradável de guardado (ou de mofo, para piorar!).

Por isso, aproveite o sol e, antes que a próxima frente fria chegue, lave seus casacos, blusas, calças, cachecois e luvas. Mas, atenção! São necessários alguns cuidados na hora de lavar essas peças, conforme explica a consultora pessoal Heloisa Sundfeld, da Help Personal Assistant:

“Se houver bolor, a dica é umedecer com água e água oxigenada 10 volumes e colocar a peça no sol. Já para o mofo, em tecido branco ou de cor resistente, mergulhe e deixe um pouco na água com água sanitária diluída. Em tecido de cor, umedeça com suco de limão. Já, em tecido sintético ou seda, molhe num banho de leite”, diz.

Heloisa afirma, ainda, que é importante ler as instruções de lavagem contidas nas etiquetas das roupas para não correr o risco de danificá-las. Peças de lã, por exemplo, não devem ser secas em secadora, pois, assim, podem encolher.

Mofo dentro dos armários

Se houver mofo dentro dos armários é necessário tirar tudo de dentro deles e limpá-los. “Prepare uma solução com um litro de água para quatro colheres de sopa de vinagre e passe um pano umedecido nas partes internas dos armários. Deixe secar bem e só então recoloque de volta o que foi tirado”, ensina Heloisa.

Além disso, os armários devem ficar abertos por cerca de uma hora todos os dias, principalmente se houver sol, para evitar que o mofo e a umidade se instalem nas roupas, que devem ficar em um espaço ventilado para evitar ácaros.

“Os ácaros se desenvolvem em locais escuros, úmidos e sem ventilação. Com esta atitude simples, se torna difícil a proliferação de microorganismos nas roupas”, completa.

Como prevenir?

Quando o frio for embora, as peças podem ser guardadas em embalagens a vácuo, de maneira que fiquem protegidas da umidade e de traças. Outra opção são as capas de TNT, que permitem que as roupas fiquem ventiladas – ao contrário do plástico.

Não há diferença entre guardá-las no armário, em caixas ou em malas, desde que haja cuidados para prevenir o aparecimento do mofo. O primeiro deles é lavar as roupas antes de guardá-las, mesmo que, aparentemente, estejam limpas. “A gordura e o calor do corpo fazem com que as peças amarelem e fiquem com cheiro desagradável”, enfatiza Heloisa.

Para evitar que as roupas embolorem, o ideal é colocar produtos que absorvem a umidade, vendidos em supermercados. Outra dica de Heloisa é colocar cravos-da-índia no local onde as peças ficarão guardadas, para que elas fiquem com cheiro agradável. Barrinhas de cânfora e bolas de sândalo também evitam o cheiro de mofo, mas não podem ser usadas por pessoas alérgicas.

Pote com giz para absorver a umidade

“Pode-se optar por soluções caseiras, como pedaços de giz ou comprimido efervescente, normalmente aqueles contra má digestão. Eles ajudam a absorver a umidade”, diz Heloisa. Se você tem o costume de colocar sabonetes ou sachês com as roupas, lembre-se de trocá-los periodicamente.

Dicas para os sapatos

Antes de guardar sapatos de inverno, a consultora pessoal também recomenda cuidados: engraxe-os e limpe as solas. Deixe que sequem bem, de um dia para o outro, e então os guarde em sacos de TNT, como os que vêm das sapatarias. Assim como as roupas, não guarde-os em sacos plásticos, que impedem a ventilação, o que facilita o aparecimento do mofo.

Dicas bem fáceis de serem colocadas em prática, não é mesmo? Então, mãos à obra!

Fonte: iG


Deixe um comentário