Ipea: pecuária é setor que mais pode criar empregos verdes

Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que a pecuária brasileira é o segmento com maior potencial para a criação de empregos verdes. De acordo com o trabalho Radar: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior, mais de 85% dos postos no setor de pecuária têm a possibilidade de minimizar os impactos no meio ambiente de alguma forma, o que corresponde a cerca de 432 mil empregos, dos mais de 504 mil empregos totais no setor.

Pelo entendimento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), empregos verdes são os que contribuem para preservação ou recuperação do meio ambiente.

De um modo geral, o Ipea identificou que as áreas em que há maior possibilidade de geração de empregos verdes são as relacionadas à agricultura ou a algum tipo de atividade no meio rural, como lavouras permanentes, temporárias e a floricultura – todos citados no estudo.

No Brasil, há cerca de 3 milhões de empregos verdes, 6,6% do total de postos formais, segundo o Departamento de Criação de Empregos e Empresas Sustentáveis da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Segundo o Ipea, a organização internacional estima que esses trabalhos cresçam mais rapidamente do que os demais no mercado brasileiro. A oferta dos postos aumentou 26,7% nos últimos cinco anos, ante 25,3% em outros setores.

Fonte: Terra


Deixe um comentário