JANTAR EM CASA: 4 DICAS DE UM CHEF DE COZINHA

Você adora receber os amigos e os familiares em casa, proporcionando momentos incríveis? A escolha do menu é um dos pontos mais fortes de uma recepção. A partir do cardápio, é possível envolver os convidados, criando momentos especiais – e lembranças.

Antes de começar, porém, é preciso seguir alguns passos básicos. Vamos lá?

1. CONSIDERE UM JANTAR TEMÁTICO

Em vez de organizar uma recepção comum, você pode elaborar um encontro pautado por temas decorativos específicos.

Um bom exemplo é organizar um jantar com decoração e cardápio inspirados nas culinárias de outros países. Essa é uma ótima solução para quem deseja matar a saudade de diferentes destinos, experimentando comidas de rua, pratos tradicionais e até outras opções exóticas.

Selecionamos algumas alternativas incríveis. Anote:

  • jantar mexicano.
  • jantar italiano.
  • jantar francês
  • churrasco americano.
  • happy hour com pratos argentinos.

2. PLANEJE COM ANTECEDÊNCIA

Ao receber os convidados em casa, é essencial se decidir com antecedência sobre os pratos que serão servidos e sobre a produção que o seu lar vai receber.

Nessa etapa, é sempre bom considerar alguns pontos importantes:

  • o número de pessoas convidadas.
  • o tipo de recepção: jantar ou happy hour.
  • o tema do encontro.
  • os pratos que serão servidos.
  • a quantidade de ingredientes necessários para cada preparo.
  • os elementos decorativos — toalha de mesa, jogo americano, pratos, porta-guardanapos, arranjos, entre outros.

Quanto mais informações, melhor. Outro cuidado interessante é perguntar aos convidados se há alguma restrição alimentar. Intolerantes ao glúten ou lactose, veganos e vegetarianos fazem parte dessa lista. Assim, é possível evitar situações constrangedoras na hora das refeições e agradar a todos os paladares.

3. INVISTA EM PRODUTOS DA ÉPOCA

Quando falamos em recepções bem elaboradas, é comum assimilar, automaticamente, esse tipo de encontro aos ingredientes caros disponíveis nos supermercados. Nada disso! Um bom chefe de cozinha também deve saber como encontrar produtos de qualidade, mas que sejam acessíveis para o seu bolso.

O segredo é investir no planejamento e elaborar um cardápio composto por produtos da época. Explicamos: quando utilizamos alimentos sazonais, conseguimos fazer uma compra por baixo custo e, ao mesmo tempo, encontramos ingredientes de altíssima qualidade, garantindo um diferencial para os pratos.

4. MANTENHA TUDO PRÉ-PREPARADO

O ato de cozinhar exige muito preparo e, claro, dedicação. Por isso, se quiser montar pratos maravilhosos e capazes de levar alegria à mesa de jantar, uma dica interessante é manter os seus ingredientes já pré-preparados.

Esse truque, chamado de mise en place, é ideal para evitar atrasos na cozinha ou impedir que se esqueça de ingredientes fundamentais em cada receita.

Algumas horas antes dos seus amigos e familiares chegarem, considere lavar, cortar e reservar cada ingrediente em potinhos separados. Dessa forma, na hora de “colocar a mão na massa”, eles já estarão prontos, facilitando consideravelmente todo o processo.

Com essas dicas de chefe de cozinha, temos certeza de que os seus encontros serão elevados a outro patamar. Curtiu?

Fonte: Cyrela

________

LEIA TAMBÉM:


Deixe um comentário