Limpeza sustentável com bicarbonato de sódio

Você sabia que o bicarbonato de sódio, além de barato e ecologicamente correto, é um bactericida muito eficaz contra odores e manchas? Com certeza, ele pode ser seu aliado na limpeza da casa.

Por isso, vamos te mostrar algumas das utilidades desse produto e as misturas que são eficazes para o seu dia a dia doméstico. Depois faça um teste e comprove os milagres na limpeza das suas roupas e da sua casa. Vamos lá?

Limpas os rejuntes

Limpar rejuntes com bicarbonato de sódio

Para limpar os rejuntes faça uma mistura de bicarbonato com água oxigenada e escove a sujeira. A sujeira sairá com mais facilidade e os rejuntes ficarão branquinhos!

Roupas

A dica para deixar peças mais limpas e desinfetadas é adicionar meia xícara de bicarbonato de sódio na lavagem. Já para eliminar os odores das roupas, deixe-as de molho por uma noite em um balde com uma solução de água e bicarbonato. Para cada quatro litros de água, use um copo do produto.

Para tecidos amarelados

Tire o tom amarelado de panos de prato, roupas de cama e peças de algodão fervendo esses tecidos em uma solução com água e bicarbonato. Para cada litro de água, acrescente três colheres de sopa do produto e uma colher de sal. Seu problema estará resolvido!

Manchas na parede

Limpar superfícies com bicarbonato de sódio

Tem alguma parede suja com rabiscos de crianças? Experimente colocar bicarbonato em uma esponja úmida e esfregar delicadamente a parede. Em seguida, limpe com um pano seco e pronto!

Limpeza de superfícies

Para limpar banheiras, azulejos, bancadas e pias, polvilhe bicarbonato de sódio em uma esponja úmida e esfregue levemente. Enxágue bem e seque. Para maior poder de limpeza, faça uma pasta de bicarbonato de sódio, sal e sabão líquido e deixe agir por 5 minutos. Ficará brilhando!

Gordura

Para limpar a gordura do fogão use a mistura de três partes de bicarbonato com uma de água. Com uma bucha macia esfregue por toda a superfície e passe um pano seco.

Assadeiras

Sabe quando a assadeira ou a panela fica com uma região queimada? Saiba que você nem precisa esfregar: é só cobrir a região com o bicarbonato, umedecer com água e deixar agir por duas horas. A mancha sai sem esforço. 😉

Polir a prata

Polir prata com bicarbonato de sódio

Para manter seus utensílios de prata sempre brilhando, você pode poli-las com o bicarbonato. Faça uma pasta com três partes de bicarbonato de sódio e uma parte de água. Coloque a mistura em um pano de algodão e use-o para polir. Faça com delicadeza, pois o bicarbonato é abrasivo e pode riscar sua peça. Depois é só enxaguar e secar a peça.

Outra opção, é colocar dentro de uma panela 200 ml de água com 1 colher de sopa do bicarbonato. Coloque a prata dentro e leve ao fogo, assim que ferver desligue e deixe as peças de molho até que a água esteja morna. Depois é só lavar e secar normalmente.

Limpeza do forno

De tempos em tempos, é muito importante realizar a limpeza interna do seu forno. Para isso, faça uma pasta com partes iguais de água e de bicarbonato de sódio. Espalhe-a por todo o interior do forno e deixe a solução agindo de um dia para o outro, depois é só esfregar com uma esponja e retirar com um pano úmido.

Contra odores

Para eliminar odores indesejados, espalhe o bicarbonato em latas de lixo ou na caixa de areia dos gatos para diminuir o mau cheiro.

Conhece mais alguma dica? Então compartilhe com a gente.

Fonte: Catraca Livre


Deixe um comentário