Lumina Residence: aspiração central como aliada da saúde

O Lumina Residence, novo empreendimento da Proma Incorporações, oferecerá – entre os vários itens que compreendem a automação residencial – a aspiração central, cujos sistemas melhoram a qualidade do ar interno e trazem benefícios de saúde. Vale a pena conferir os benefícios desse item a partir do recorte do artigo “The influence of a central vacuum system on quality of life in patientes with house dust-associated allergic rhinitis”, que foi publicado pelo site Hayden (http://goo.gl/wdhFu0).

aspiração_central_Lumina_Residence

 

Cada vez mais deixamos as janelas e portas de nossas casas fechadas. Seja por segurança, seja para diminuir o consumo do ar condicionado ou até para evitar que entre sujeira. Fato é: nossos lares estão cheios de micropartículas que respiramos diariamente. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, em inglês), níveis de poluição dentro das casas podem ser até cinco vezes maiores que em ambientes externos. No Brasil, milhões de pessoas sofrem com alergias, asma e/ou rinite alérgica, doenças que são agravadas por poeira, ácaros, pólen e outras micropoeiras presentes nos ambientes internos das casas.

Sistemas de aspiração central comprovadamente melhoram a qualidade do ar interno e trazem benefícios de saúde para quem sofre com asma e alergias. Em um estudo feito pela Davis Medical School, na Universidade da Califórnia, cientistas constataram que existe uma significante redução em sintomas de asma e alergias em pessoas que possuíam um sistema de aspiração central instalado em suas casas.

A pesquisa, que prova o que muitos usuários dos sistemas de aspiração central já sabem há anos, mostra que os agentes alérgicos, como ácaros, micropoeira e pólen, removidos do ar e dos carpetes por um aspirador central são efetivamente removidos da casa. Ao remover estas partículas, a casa se torna um lugar mais limpo, fazendo com que as pessoas que sofrem com estes fatores apresentem menos sintomas. Este não é o caso com aspiradores tradicionais, que recirculam o ar e podem piorar a situação dos alérgicos, suspendendo os causadores no ar ou fazendo com que os mesmos penetrem mais fundo em carpetes.

Sistemas de aspiração central enviam toda a sujeira aspirada para um compartimento instalado fora das áreas de convivência da casa, como depósitos, lavanderias e garagens. Em alguns casos, é possível fazer a exaustão do ar para fora da casa, melhorando mais ainda o desempenho do sistema. Nos aspiradores convencionais, o que é aspirado e não retido no filtro, como ácaros e micropoeira, volta ao mesmo ambiente através do ar quente que o aspirador libera, e pior, suspensos no ar.

Após os resultados da pesquisa em questão serem divulgados, a Associação Americana do Pulmão passou a incluir sistemas de aspiração central em seus padrões para o Programa de Demonstração Nacional Casa Saúde. Programas de construção sustentável de ponta, como o LEED da GBC, consideram a aspiração central como uma solução “verde” e oferecem pontos aos empreendimentos que a possuem e a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) passou a considerar os sistemas de aspiração central como um item que melhora a qualidade do ar interno em casas e escritórios.

Considere essa incrível vantagem na hora de escolher o seu apartamento novo. Conheça o Lumina Residence!


Deixe um comentário