MOMENTO FOFURA: 6 BENEFÍCIOS DE BRINCAR COM O BEBÊ EM FRENTE AO ESPELHO

Para hoje, uma matéria bem fofa. E, ao mesmo, bem importante!

Ao contrário do {antigo} mito de que colocar o bebê em frente ao espelho atrasa a fala, as atividades que são realizadas quando o bebê pode se ver, e ver você ao mesmo tempo, irão ajudar no seu desenvolvimento. {sabia?}

Espia só!

CONHECER O PRÓPRIO CORPO

Para ajudar seu filho a conhecer o próprio corpo, coloque-o por alguns instantes diante de um espelho para que ele possa se ver inteiramente. O espelho vai ensinar o bebê sobre linguagem corporal e sobre como ele enxerga a si mesmo.

Com 8 meses ainda é muito cedo para o pequeno saber que a imagem que está vendo é a imagem dele mesmo, mas, à medida que cresce, ele se acostuma a se ver e a relacionar gestos e movimentos que faz com os que observa “no outro”, assim ele vai se dando conta de que se trata do seu próprio reflexo.

EMPATIA

Quando você coloca seu bebê para brincar em frente ao espelho está ajudando-o a exercitar a empatia. A criança que se olha, sorri e encontra uma resposta para sua alegria, aprende a sentir empatia pelos outros.

DESENVOLVIMENTO CEREBRAL

Sempre que puder acompanhe o seu filho nos momentos de brincadeira em frente ao espelho. Além de observar a própria imagem e interagir com ela, o fato de se ver enquanto está no colo e receber beijos e carinhos produz grande satisfação.

Porém, e enfatizamos isso, sendo ainda um bebê, seu filho não estará totalmente consciente de que se trata dele mesmo. Ver os gestos e a relação estabelecida entre aquela outra mamãe que é igualzinha a você (e o bebê que ela carrega) produzem sentimentos prazerosos.

CONHECIMENTO DO AMBIENTE

Se você muda qualquer elemento dentro da casa, ele vai perceber. O objetivo e o passatempo dos pequenos são exatamente esses: observar tudo para aprender com o ambiente ao redor.

Um espelho pendurado no quarto do bebê também vai servir para que ele possa olhar lugares e coisas que estão em um ângulo diferente da posição em que se encontra; ou mesmo para reforçar o conhecimento que o pequeno já tem sobre o espaço.

SEGURANÇA

Sua imagem no espelho traz tranquilidade, diversão e faz com que se sinta seguro. Ver a “outra criança” sorrir, brincar, mexer as perninhas animada produzem o mesmo efeito de calma e relaxamento.

O movimento corporal e todos os gestos deixa o bebê muito entretido, mais que qualquer boneco na verdade.

Se você quer obter todos esses efeitos com seu bebê, coloque um espelho no quarto dele ou em qualquer outro espaço onde ele possa brincar. Você vai ver que a criança que se olha no espelho fica muito encantada.

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

Coloque um lençol no chão, um espelho em uma parede e, um pouco distante do espelho, coloque seu filho no chão para brincar.

Se ele ainda for muito pequeno, coloque-o de barriga para baixo, assim o momento será aproveitado para reforçar a musculatura e o controle cefálico.

Caso seu filho já fique sentando, coloque-o no chão ao redor de alguns brinquedos. Deixe um dos brinquedos mais perto do espelho para que o pequeno veja a si mesmo e o brinquedo e se interesse em pegá-lo. Nesse interesse ele vai exercitar o corpinho e vai se esforçar para engatinhar até o brinquedo.

Viu, só?

Bebês e espelhos combinam – de variadas formas e para variados objetivos.

Fonte: Sou Mamãe

______

Leia também:

  • DECORAÇÃO DO QUARTO DO BEBÊ: 4 DICAS QUE SERÃO ÚTEIS POR ANOS. CLIQUE AQUI E CONFIRA.
  • INCENTIVO À LEITURA: CLIQUE AQUI E VEJA IDEIAS PARA ORGANIZAR OS LIVROS DAS CRIANÇAS.

Deixe um comentário