NÃO PINTE AS PAREDES DO SEU ESCRITÓRIO DE BRANCO. CLIQUE E SAIBA O PORQUÊ

Cores, cores, cores. Energia. Estímulo! Não é novidade para ninguém que as cores influenciam vários aspectos da nossa vida. E, se pararmos para analisar, qual é o local em que passamos a maior parte do nosso dia? No escritório.

Uma pesquisa recente feita pela Universidade do Texas constatou, novamente, como a cor do escritório impacta no dia a dia. Qual é a cor do seu local de trabalho? Muita atenção se a resposta for “branco”!

90

Em uma sala, o branco pode deixar o ambiente mais fresco e limpo, mas segundo a pesquisadora Nancy Kwallek, é melhor você repensar se a sua for assim. Segundo Nancy, as cores não só afetam o humor de uma pessoa, mas também podem prejudicar a eficácia nas tarefas do dia a dia.

A pesquisadora testou a relação que as cores têm na produtividade ao dar diferentes tarefas para três grupos. As pessoas foram colocadas em três salas, cada uma de um tom: vermelho, branco e azul-esverdeado “aqua”. Resultado: alguns indivíduos foram capazes de bloquear os efeitos da cor, enquanto outros foram afetados diretamente por elas.

91

Nancy viu que os que bloquearam tiveram dificuldades em trabalhar na sala vermelha, enquanto os influenciados tendiam a se distrair com o tom. Ambos os grupos, porém, cometeram mais erros quando trabalharam em uma sala completamente branca.

Ela explica: “O branco não nos ajuda a ser produtivo, e a maioria dos ambientes de trabalho são pintados de branco, off-white, ou cinza”, diz Kwallek. Azul aqua, no entanto, é uma boa escolha por ajudar na concentração. “Há estudos que mostram a preferência dessas pessoas pelo azul-esverdeado, a maioria sente que gosta de trabalhar num ambiente assim”, revela.

Nancy dá opções de pintura para você se inspirar:

Vermelho para detalhistas

92

Uma cor forte como o vermelho estimula o batimento cardíaco e pode elevar a pressão arterial. Um estudo da Universidade de British Columbia (UBC) constatou que o vermelho pode ajudar a aumentar o desempenho em funcionários que têm que desenvolver tarefas mais detalhistas.

Azul para criativos

93

Azul é uma cor calmante. Ela promove a comunicação, a confiança e a eficiência. O tom também ajuda as pessoas a serem mais criativas, abrindo a mente para novas ideias. No local de trabalho, azul seria uma boa cor para ser utilizada em uma sala de brainstorming, por exemplo, segundo o estudo UBC.

Não pinte salas de reuniões de amarelo

94

Cor do otimismo, o amarelo é bastante estimulante. No entanto, pode causar ansiedade, além de estudos mostrarem que as pessoas são mais propensas a perder a paciência em salas amarelas. Isso pode ser uma má escolha para usar em uma sala de reunião, justamente o lugar em que as pessoas se reúnem para discutir ideias e apresentar algo para o cliente.

Verde para inspirar inovações

95

Semelhante ao azul, o verde é uma cor que acalma, promove harmonia e equilíbrio. Ele também pode melhorar o desempenho criativo, de acordo com uma pesquisa publicada no Personality and Social Psychology Bulletin. Verde seria uma boa escolha para um escritório onde inovação é a palavra-chave.

Evite cinza se quiser manter a motivação

96

O cinza é uma cor psicologicamente neutra, mas também não tem muita energia. É supressiva e prepara as pessoas para um estado mais letárgico, de acordo com o Color Affects, estudo feito por um consultor de psicologia das cores de Londres. O uso pesado do cinza pode promover falta de confiança e até mesmo uma certa tristeza no ambiente. A cor deve ser usada em pequenas quantidades em um escritório ou acompanhada de outros tons mais claros e alegres como vermelho, laranja ou amarelo.

Que tal colorir a sala do seu escritório hoje mesmo?

Fonte: Follow The Colours


Deixe um comentário