O branco vai muito além das paredes na decoração

Considerada uma cor comum, o branco dificilmente vem à cabeça quando se pensa na decoração de um ambiente. Com criatividade, no entanto, ele pode fazer a diferença e ganhar destaque. “O branco pode ser um tom criativo e ousado, principalmente associado a outros elementos, como madeiras, espelhos e tapetes,” afirma a designer de interiores Edwiges Cavalieri, de Belo Horizonte. A decoradora de interiores Marília Veiga, de São Paulo, é outra que sempre busca formas diferentes de decorar com a cor: “a parede dos imóveis costuma vir nessa cor, por isso, tento usá-la de outras maneiras.”

O tom ajuda a clarear um ambiente e, assim, dar destaque a objetos coloridos. Dessa maneira, como diz Edwiges, ele “ilumina e valoriza complementos da decoração”. Além disso, as peças em branco também se destacam. Foi o que Marília fez com os móveis de um projeto. “O branco das cadeiras, que conversam com a mesa, dá um toque sofisticado, valorizando ainda mais o design das peças, que é belíssimo.”

Combinando tons  
Como explica Elaine Janeri, gerente de produto e marketing das Tintas Renner, esta cor é fácil de usar, pois combina com todas as outras. Edwiges cita também outra cor que vai bem com o branco – o próprio branco. “Encontramos uma variedade de tons, os chamados ‘off white’, que, associados ao puro, criam um resultado muito bacana.” Além disso, técnicas de acabamento ajudam a conseguir efeitos diferentes. Marília, por exemplo, usou a pátina em dois projetos.

Edwiges, por fim, diz que as pessoas que buscam o branco são aquelas que se identificam com um estilo clean, sem cores fortes. Por isso, essa característica acaba predominando em todo o projeto. Elaine, no entanto, faz um alerta: ambientes muito brancos tornam-se frios e monótonos. Por isso, usa-se sempre um toque de cor.

Fonte: Terra


Deixe um comentário