OS SEGREDOS PARA UM LAR FELIZ: COLOQUE-OS EM PRÁTICA

Pesquisas científicas comprovam que espalhar fotos pela casa, arrumar a cama e pintar uma parede de verde ou amarelo podem tornar o nosso dia a dia ainda mais feliz, leve e divertido. Pequenas atitudes também transformam o nosso lar no melhor lugar do mundo.

Duvida? Leia os segredinhos que separamos para vocês e coloque-os em prática hoje mesmo. Não custa nada!

1. Pinte uma parede de verde ou amarelo

104

De todas as cores do arco-íris, o amarelo e o verde são os tons que mais provocam sentimentos de felicidade e bem-estar, segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Vrije, em Amsterdã, na Holanda. Você pode escolher entre todos os tons de amarelos e verdes que existem e eleger apenas uma parede.

2. Faça um arranjo de flores

105

Um estudo conduzido pela Universidade de Rutgers, em Nova Jérsei, nos Estados Unidos, mostrou que ter um belo arranjo de flores em casa só faz bem. Segundo os pesquisadores, elas causam uma sensação imediata de bem-estar e também provocam felicidade em longo prazo. Os participantes do estudo reportaram menos sentimentos depressivos após receber flores. Por fim, eles disseram que ter flores em um ambiente reconecta as lembranças familiares e de amigos.

3. Espalhe fotos pela casa

106

Se você tem apenas um livro e um copo d’água em seu criado-mudo, experimente incluir também um porta-retrato com uma foto linda de sua família. Os cientistas da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, garantem que isso fará você mais feliz. Segundo a pesquisa, olhar para fotos antigas e de pessoas queridas traz uma sensação de felicidade, conforto e calmaria.

4. Acenda uma vela de baunilha

107

Se você é da turma que adora acender uma vela aromatizada para relaxar, vai gostar de saber dessa notícia. Uma pesquisa publicada na revista científica Chemical Senses, especializada em estudos químicos, mostrou que o aroma de baunilha é capaz de diminuir o estresse do ambiente. Se estiver na dúvida na hora de escolher a sua vela, fique sempre com o cheiro mais doce!

5. Faça anotações

108

Um estudo feito pela Associação de Ciência Psicológica, nos Estados Unidos, mostrou que escrever pequenos lembretes em blocos e cadernos contribui para o bom humor, assim como fazer atividades físicas e terapia. Segundo os cientistas, redescobrir as notas após algum tempo faz com que você se sinta mais feliz.

6. Tenha um amigo peludo

109

Não precisa de ciência para saber que ter um cão ou gato em casa torna o ambiente muito mais divertido e acolhedor. Mas, uma pesquisa feita pela Associação Americana de Psicologia mostrou que animais de estimação evitam o isolamento social de seus donos e, consequentemente, os tornam muito mais felizes.

7. Escolha aromas florais

110

“A flor é uma manipuladora de humores”, afirma a pesquisadora Patricia Wilson, da Universidade La Salle, na Filadélfia, nos Estados Unidos, após conduzir um estudo sobre aromas. Quando os participantes da pesquisa foram questionamos sobre cheiros que traziam felicidade, 74% deles afirmaram flores.

8. Arrume a cama

111

Em uma pesquisa com 68 mil pessoas, o site Hunch.com descobriu que 71% das pessoas que arrumam as camas pela manhã se declararam felizes. Já 62% do grupo que não mantém esse hábito se consideram pessoas infelizes.

9. Lembre-se: menos é mais!

112

De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos Estados Unidos, há uma ligação entre altos níveis de cortisol, hormônio do estresse, em pessoas que vivem em casas com grande quantidade de objetos de decoração. Ou seja, quanto mais enfeites e acessórios você têm, maior a chance de se sentir estressado. Segundo o estudo, isso acontece porque a quantidade exagerada de adornos está relacionada a uma casa bagunçada e isso remete ao fracasso.

Que tal colocar essas dicas em prática hoje mesmo? Nossa equipe deseja que você tenha um lar sempre feliz.

Fonte: Casa e Jardim


Deixe um comentário