Perfume também decora. Saiba como usar os aromas em cada ambiente

O que são óleos essenciais? São óleos obtidos após a destilação de flores, folhas, casca de árvores, casca dos frutos cítricos, raízes, sementes e bagas. 100% naturais, precisam ser guardados em frascos de vidro escuros, em lugar fresco, seco e protegido do sol. Mas, cuidado: não confunda óleos essenciais com essências – estas são sintéticas e, embora possam prover odores agradáveis, não detêm propriedades terapêuticas.

Perfume_também_decora

Para perfumar a casa e alcançar os efeitos desejados, acompanhe o “guia dos aromas“:

 

Ylang-ylang (Cananga odorata) – Exótico e doce, o aroma de ylang-ylang é relaxante e utilizado em fórmulas com fins afrodisíacos, antidepressivos e calmantes. Também atua como antisséptico, sendo bastante empregado pela indústria de cosméticos. O óleo essencial da planta é seguro para o uso caseiro, desde que diluído.

Onde aplicar: salas e dormitórios.

Sugestões de uso: em pot-pourris, sachês de gavetas e sprays aromatizadores.

 

Alecrim (Rosmarinus officinalis) – Muito popular na aromaterapia, o óleo essencial de alecrim tem um cheiro fresco e marcante. É um estimulante que favorece a concentração e a memória, mas deve ser sempre diluído antes da aplicação ou pode causar alergias à pele. Uma dica é dispersar o aroma de alecrim no espaço após o almoço, para evitar sonolência e garantir boa produtividade.

Onde aplicar: escritórios e quartos de estudos.

Sugestões de uso: em sprays para ambientes ou em difusores de varetas.

 

Canela (Cinnamomum cassia) – Essa especiaria de aroma picante tem ação estimulante, vitalizante e afrodisíaca. Aconchegante, seu cheiro é associado ao inverno. A canela compõe fragrâncias interessantes junto a outros óleos como os de limão, laranja, cravo e noz-moscada. Por conta do seu odor exótico e quente, a especiaria pode causar rejeição em algumas pessoas mais sensíveis, portanto, use-a com moderação.

Onde aplicar: salas, quartos e cozinhas.

Sugestões de uso: em velas, anéis de cerâmica ou difusores de varetas.

 

Gerânio (Pelargonium graveolens) – O óleo essencial de gerânio tem um perfume floral e fresco, com notas frutadas. A aromaterapia utiliza essa substância para estimular o relaxamento, além de restaurar, harmonizar e manter a estabilidade emocional. Pode ser combinado a outros óleos como camomila, cravo, limão e bergamota.

Onde aplicar: em salas e quartos.

Sugestões de uso: em sprays aromatizadores e difusores de varetas ou elétricos.

 

Lavanda (Lavendula augustifolia / Lavendula officinatis / Lavendula vera) – Muito popular, o óleo de lavanda tem um efeito tranquilizante e relaxante. Com um aroma doce e floral, é utilizado para auxiliar no tratamento da ansiedade, das dores de cabeça, enxaquecas e insônias. É seguro para o uso caseiro.

Onde aplicar: quartos, inclusive de crianças.

Sugestões de uso: sprays para ambientes, sachês e difusores de varetas. Nos quartos infantis, a dica é colocar dez gotas de óleo essencial em um aromatizador elétrico e ligá-lo por 15 minutos, à noite, a fim de garantir um sono tranquilo.

perfume_para_decorar

 

Saiba mais no site UOL

 


Deixe um comentário