PLANEJAMENTO E RACIONALIDADE: COMO SE ORGANIZAR FINANCEIRAMENTE?

Você gasta mais do que ganha? Ou melhor, você nem sabe exatamente quanto ganha e, muito menos, quanto gasta? Então você precisa parar, respirar, analisar e planejar. Uma coisa é certa: quanto antes você se organizar e colocar em prática novos hábitos financeiros, melhor. O resultado se refletirá na sua saúde financeira.

20

A importância de ser organizado

É bem provável que, por não ter informações suficientes ainda sobre o tema, você desconheça os benefícios de se organizar financeiramente. Se tivesse tido antes a oportunidade de entender como se relacionar com as receitas e despesas, talvez estivesse em uma situação mais confortável.

Quem compreende o peso do dinheiro no bolso só tem a ganhar, pois se acostuma a gastar menos do que ganha e tem menos dívidas, por exemplo. Como consequência, tem benefícios na vida, emocional e fisicamente.

Se você conhecer e aplicar conceitos de educação financeira pessoal, perceberá que é possível se permitir ficar mais tempo com os familiares, viajar mais, ter um dinheiro poupado para quando for preciso e, ainda, se aposentar mais cedo.

Tenha um controle financeiro

Há casos e casos de pessoas desorganizadas financeiramente. Talvez você ainda não saiba se a sua situação é mais complicada ou moderada de resolver. A maioria das pessoas, por desconhecer o quanto gastam, comprometem parte do orçamento com despesas que podem ser reavaliadas e evitadas. Por isso, faça um diagnóstico da sua vida financeira.

Coloque no papel e, mais do que isso, aprenda a analisar com cuidado os dados de receitas mensais, despesas fixas (moradia, energia elétrica etc.) e gastos variáveis. Aprenda a usar uma planilha com o que entra e o que sai mensalmente. Preste bem atenção nas informações dessa lista e avalie onde é possível cortar gastos desnecessários. Este é o primeiro passo para você ver que é possível, sim, se organizar financeiramente.

Lembre-se: para fazer o controle financeiro não basta apenas anotar tudo. É preciso colocar em prática algumas medidas para gerenciar as finanças de acordo com os seus objetivos.

Mapeie suas dívidas

Muitas pessoas desconhecem quanto têm a pagar em dívidas, ou mesmo as taxas de juros contratadas. Se este for o seu caso, procure os credores e faça um diagnóstico da situação. É importante discriminar detalhes, como o número de parcelas restantes (e o valor de cada uma), a taxa incidente sobre cada dívida, para quem e há quanto tempo você deve.

Mantenha uma estrutura financeira enxuta

O recomendado é manter uma estrutura bancária familiar enxuta. Quer saber como se organizar financeiramente? Então, adapte-se a uma condição melhor e adote novos hábitos. Faça seu novo orçamento, elencando tudo o que ganha e tudo o que gasta. Lembre-se de deixar um valor previsto para as famosas “despesas eventuais”, pois elas podem comprometer seu orçamento.

Identifique gastos desnecessários e passe a pagar apenas por aquilo que você realmente vai usufruir no seu dia a dia. Isso não afetará no seu padrão de vida. Por exemplo, pare e pense se é realmente necessário ter mais de um veículo em casa. Revise os pacotes de internet, TV por assinatura, celular e mensalidades, como a academia, e confira se você aproveita todos os serviços oferecidos por contrato. Renegocie e reduza os custos excedentes.

Guarde uma reserva de segurança

A reserva de segurança é essencial para você se organizar financeiramente. Acostume-se a poupar e guardar um percentual dos rendimentos mensais e perceba a longo prazo como isso será benéfico. Chegará o ponto em que você estará com as finanças em dia, com liberdade para fazer o que quiser com o dinheiro. Com uma reserva de segurança, você terá condições de se permitir um pouco mais, realizar aquela viagem esperada há tanto tempo, por exemplo.

A reserva de segurança ainda poderá cobrir os seus compromissos mensais por um determinado período (alguns meses) em caso de perda ou redução temporária de renda. Desta maneira, em caso de algum imprevisto, não será necessário tomar um empréstimo, ou entrar no cheque especial, por exemplo.

Conclusão!

Se você tinha dúvidas sobre como se organizar financeiramente, está provado que é possível. Organização e educação financeira vão ajudar você a se reequilibrar para chegar ao ponto de pensar a longo prazo. Não gaste seu dinheiro em vão. Planeje, seja racional e tenha o suficiente para investir em você mesmo e viver com tranquilidade.

Fonte: Par Mais

___

Se você está pensando em economizar para comprar um imóvel novo ou usado, que tal saber mais sobre financiamento imobiliário? Nós separamos um e-book gratuito que, com certeza, vai esclarecer todas as suas dúvidas. Clique aqui para baixá-lo.

Também separamos outra matéria que pode ajudar – e muito! “10 passos para comprar o apartamento próprio com tranquilidade“. Para ler basta clicar aqui.

Você também quer saber como se superar em tempos de crise? Clique aqui e confira.

Conheça os imóveis Proma! É só clicar aqui.


Deixe um comentário