Praia de águas cristalinas: Balneário Piçarras é um dos principais destinos turísticos de Santa Catarina.

Encantos naturais entrelaçados à tranquilidade, segurança e qualidade de vida. É assim que Balneário Piçarras* vem se tornando um dos principais destinos turísticos de Santa Catarina. Com localização privilegiada, às margens da BR-101, a cidade é privilegiada por possuir uma das mais belas orlas marítimas, com cerca de oito quilômetros de praia de águas calmas e duas ilhas (Feia e Itacolomi).

Na temporada de verão, cerca de 100 mil turistas vêm ao balneário em busca das águas mais cristalinas do Estado – conforme relatório apresentado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) –, movimentando, assim, o setor hoteleiro, imobiliário e o comércio local. A balneabilidade em toda a orla e o mar calmo também são os chamarizes para a prática de esportes náuticos e passeios de barco. Piçarras também se diferencia por ter uma grande área rural, ideal para as atividades de pesque-pague e trilhas ecológicas, que resgatam e promovem a natureza e o patrimônio cultural das comunidades locais.

Com grande parte do território acima do nível do mar, a cidade de pouco mais de 18 mil habitantes, 155 quilômetros quadrados e estações climáticas bem definidas encontra-se no norte do litoral catarinense. A facilidade de acesso, a proximidade com os portos de Itajaí e Navegantes e de grandes polos econômicos de Santa Catarina, como Joinville, Balneário Camboriú e Florianópolis, desperta a atenção de grandes indústrias e construtoras.

O engenheiro Paulo Obenaus, diretor da Proma Construções, afirma que o desejo de levar o conhecimento da construtora para o litoral foi a motivação necessária para o desenvolvimento dos projetos arquitetônicos em Piçarras. “O município tem grandes atratividades: praia limpa, qualidade da água e, além, disso, fica próximo das cidades dos nossos clientes. O primeiro projeto (Verde Mar) gerou ótimos resultados, pois o empreendimento agradou a população: arquitetura diferente e ousada”, explica.

Posteriormente, a Proma lançou os condomínios “Transatlântico Torre Norte” e “Transatlântico Torre Sul”. “A atratividade desses empreendimentos está na diferença das características da concepção arquitetônica de Piçarras. O projeto oportuniza a vista para o mar de todos os ambientes do apartamento e oferece excelente ventilação e iluminação natural”, explica. Os imóveis oferecem dois tipos de plantas, que contemplam sala de estar, jantar e cozinha com churrasqueira, uma suíte e mais dois dormitórios, ampla sacada, duas vagas de garagem, além de salão de festas e piscina.

Obenaus também garante que as recentes melhorias em infraestrutura também incentivam a Proma a continuar planejando outros empreendimentos em Piçarras. “Nós já estamos pensando em novos projetos”, afirma. Na região norte, por exemplo, foi aberto e pavimentado recentemente o primeiro acesso à BR-101. Em parceria com o Governo Federal, a cidade também já concluiu a maior obra de drenagem urbana do Estado, com um investimento de R$ 16 milhões para a prevenção de enchentes. A implantação do saneamento básico, bem como a recuperação da orla central, com a construção de dois molhes para a contenção da corrente marítima, estão em andamento.

História*

Balneário Piçarras teve suas origens étnicas nos colonizadores paulistas e na povoação da Ilha de Nossa Senhora da Graça, em São Francisco do Sul. Ao longo dos anos, o território já pertenceu para as cidades de Penha e Itajaí. A emancipação política aconteceu apenas em 1963 – com o nome Piçarras, que vem das rochas de argila que se encontram em grande quantidade no subsolo do município. Trata-se do piçarro ou piçarra. Apenas em 2005, por meio de um plebicito que defendia a visibilidade turística da cidade, o termo “balneário” foi agregado ao nome da cidade.

* Com informações do site da Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras


Deixe um comentário