PROJETO DE INTERIORES: 5 DIVISÓRIAS LINDAS E FUNCIONAIS

Feitas de madeira, aço ou cimento, as divisórias (os painéis) podem ser usadas em ambientes diversos – além de funcionais, elas colaboram com a decoração quando bem aplicadas no projeto de interiores.

Sabe como?

As divisórias podem embelezar o espaço, disfarçar uma passagem ou proteger um ambiente de olhares inconvenientes.

Confira cinco propostas inspiradoras!

Projeto 01

16

As boas-vindas ganham calor neste projeto assinado pela arquiteta Patricia Martinez, em São Paulo. “O anteparo colorido mantém a independência entre o hall de entrada e o living ao mesmo tempo que preserva a integração desses dois espaços”, explica. O material de base é a madeira, que ficou mais interessante com as ripas laqueadas de vermelho.

__________

Clique aqui para saber como ampliar e iluminar a sala com painéis vazados.

__________

Projeto 02

17

O hall com banco e cabideiro oferece a quem chega um cantinho discreto para tirar os sapatos e apoiar bolsas e acessórios. A divisão sutil entre essa entrada e as salas de estar e de jantar também foi planejada pelo escritório brasiliense Simmetria Arquitetura. “O painel de 0,70 x 2,45 m, talhado em chapa de MDF, é preso no teto e apoia-se em pequenas sapatas metálicas no piso”, afirma a arquiteta Laura Oliveira, sócia do escritório. Essas pecinhas mantêm a estrutura levemente afastada do chão, evitando que se molhe durante a limpeza.

__________

EverBlock: blocos para montar sua própria decoração. Clique aqui e saiba mais.

__________

Projeto 03

18

Organizar a vida de um atleta neste pequeno imóvel paulistano era a tarefa do Estúdio Urbhá. A resposta veio na forma de uma marcenaria bem-planejada. “Com a divisória aos pés da cama foi possível separar os espaços. Além de resguardar a área de dormir, ela serve de encosto para quem se senta à mesa, já que foi chumbada em cima e embaixo”, diz a arquiteta Alana Furumoto, sócia do escritório. Os trilhos de luz do teto, quando acesos, projetam as belas sombras das ripas de MDF no padrão freijó (Masisa) sobre o ambiente.

Projeto 04

19

Ao assumir a reforma desta área de lazer no alto de um edifício, o time do Yamagata Arquitetura tinha planos ousados, que incluíam até o deslocamento da piscina. A cereja do bolo foi a instalação do anteparo de madeira accoya (Core). “Além de ser lindo, ele distancia os olhares dos vizinhos”, avalia a arquiteta Paloma Yamagata. Para cobrir o vão de 3,20 x 8,25 m, as ripas de 1,5 x 10 cm foram fixadas sem barrotes de madeira presos na estrutura. A tonalidade claríssima promete envelhecer bem, assumindo um efeito acinzentado com o passar do tempo.

__________

Paredes escuras demonstram personalidade e são tendência na decoração. Saiba mais clicando aqui.

__________

Projeto 05

20

Nesta casa brasiliense, a banheira marca a fronteira entre duas áreas íntimas laterais. “Para trazer mais privacidade, erguemos um trecho com cobogós”, detalha o arquiteto Filipe Monte Serrat, do Esquadra Arquitetos. O modelo Synus (5 x 30 x 70 cm), da Castelatto, foge do desenho convencional dos elementos vazados: trata-se de um revestimento cimentício feito para compor painéis. Aqui, o conjunto é valorizado pela presença da claraboia. Trabalho assinado em parceria com o Yi Arquitetos.

Lindas inspirações. Qual delas você gostaria de ver no seu projeto de interiores?

Fonte: Arquitetura e Construção


Deixe um comentário