Proma incentiva formação cidadã dos alunos de escolas municipais

A Proma Construções está participando desde o início de 2012 do projeto “Jornal A Notícia na Educação”. Como “amiga da criança”, a construtora contribui – por meio do incentivo para a distribuição gratuita e diária dos exemplares do periódico – para o aprimoramento da formação cidadã dos estudantes de seis escolas públicas municipais de Jaraguá do Sul.

De acordo com Paulo Obenaus, diretor da Proma, a construtora tem como objetivos incentivar a leitura e contribuir diretamente com a descoberta e o desenvolvimento dos talentos das crianças. “Esperamos que elas, através de todas as atividades realizadas dentro deste significativo projeto, tenham amplas possibilidades de desenvolver sua visão crítica, sua cidadania e seu espírito de coletividade, tornando-se mais preparadas para construir um futuro melhor para todos nós”, afirma.


O projeto estimula o prazer da leitura do jornal em sala de aula, bem como colabora para a formação de leitores com visão crítica e garante aos estudantes uma ampla possibilidade de interpretação dos fatos. A produção de um caderno semanal intitulado “AN Escola – edição Jaraguá do Sul” também permite que professores e alunos publiquem trabalhos mediante um tema proposto a cada edição. Posteriormente, são entregues certificados para cada publicação, contribuindo, assim, para a dinamização do currículo escolar.

Os jornais são usados em sala de aula como ferramenta pedagógica com a proposta de colaborar para o desenvolvimento das crianças e auxiliar no exercício da cidadania. O programa inclui, além da disponibilização dos periódicos, a capacitação com professores e demais profissionais da educação, a partir de workshops com especialistas e acompanhamento pedagógico.

As Escolas Municipais de Ensino Fundamental Albano Kanzler (Vila Lenzi), Anna Töwe Nagel (Água Verde), Atayde Machado (Czerniewicz), Erich Blosfeld (Ilha da Figueira), Loteamento Amizade (Vila Amizade) e Machado de Assis (João Pessoa) foram beneficiadas com o incentivo da Proma. Além disso, comunidades carentes do município também têm a oportunidade de receber gratuitamente o periódico em eventos educacionais.

Paulo destaca também que a Responsabilidade Social sempre fez parte da cultura e da gestão da Proma – seja através da atuação associativista, fazendo parte ou apoiando várias entidades, seja através de ações solidárias em instituições de atendimento infantil ou auxiliando em situações de enchentes. “Entendemos que não há sucesso numa organização que não contribui com o desenvolvimento e a qualidade de vida da região onde atua. É uma forma de retribuir e agradecer ao mercado que nos acolhe. Desejamos que a nossa presença, junto com os demais patrocinadores, faça a diferença”, finaliza.


AN Escola

O projeto faz parte de um programa mundial chamado Jornal e Educação, que existe em 98 países e é vinculado à Associação Mundial de Jornais. No Brasil, o programa é coordenado desde 1980 pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), ligada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e com 63 jornais associados.

A abrangência levou o Ministério da Educação e Cultura a reconhecer a iniciativa como uma referência para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem. Em Santa Catarina, o jornal A Notícia, do Grupo RBS, é integrante desse programa educacional, que valoriza, sobretudo, a prática da responsabilidade social.

O programa AN Escola, que completa 15 anos em 2012, entrou em uma nova fase a partir de outubro de 2011 com a veiculação de um caderno interativo. O projeto tem como objetivo atender 7295 alunos do 5º ao 9º ano, 800 educadores, 32 escolas da Rede Municipal de Ensino de Jaraguá do Sul, a partir das assinaturas e do acompanhamento pedagógico, e a comunidade, com a distribuição gratuita de 27 mil exemplares.

Clique aqui e saiba mais sobre o projeto.


Deixe um comentário