Proma participa de evento internacional sobre alvenaria

O engenheiro Roberto Reis, um dos sócios da Proma, participou no dia 3 de junho do “Dia do Construtor”. A pré-conferência fez parte da 15th International Brick and Block Masonry Conference (Conferência Internacional de Blocos e Alvenaria), que aconteceu entre os dias 3 e 6 de junho de 2012, no Costão do Santinho, em Florianópolis.

O encontro sobre alvenaria estrutural, considerado o evento internacional mais importante da área, teve como objetivo explorar as novas oportunidades da indústria de alvenaria e apresentar as novas tecnologias e soluções, bem como abordar aspectos da construção sustentável. “Nós conseguimos ter uma visão geral do que está sendo feito no Brasil, no Reino Unido, no Canadá, nos Estados Unidos e na Austrália”, destaca Roberto.

No Brasil, essa tecnologia existe desde os anos 60. Para o engenheiro, o país está bem desenvolvido, principalmente porque no exterior a alvenaria ainda é vista como uma solução estética, principalmente a de blocos cerâmicos. Já os de concreto são usados em outros países para construções com poucos pavimentos, enquanto no Brasil já foram erguidos prédios de alvenaria com até 20 andares.

Em relação à Proma, Roberto destaca que a construtora utiliza o que há de mais moderno no mercado de tecnologia de ponta. “A participação no evento nos possibilitou enxergar como a Proma está nesse processo. Nós constatamos que estamos no caminho certo, já que usamos nas nossas obras, como é o caso do Condomínio das Árvores, o que existe de melhor no mundo da alvenaria estrutural”, finaliza.

Condomínio das Árvores

As obras do novo empreendimento da Proma já estão em execução e Roberto explica como foram as etapas iniciais: “a primeira delas foi a concepção do empreendimento, onde foi necessário buscar um layout otimizado e atrelado ao processo construtivo. Em seguida nós estudamos a família dos blocos que serão usados, visando utilizar o menor número possível de componentes. O terceiro passo foi a realização dos projetos complementares a partir do projeto arquitetônico inicial, buscando a compatibilização dos mesmos para a gestão de conflitos e divergências. No caso do Condomínio das Árvores, a Proma construiu, ainda, um apartamento modelo em tamanho real. Esse apartamento serviu como laboratório para a paginação das fiadas, posição das esquadrias, estudo das instalações e dos revestimentos. Investimos também na aquisição de uma grua, para auxiliar na mobilidade dos materiais e facilitar a execução das obras”, explica o engenheiro.

Clique aqui e saiba mais sobre alvenaria.

Clique aqui a confira a fonte da fotografia.


Deixe um comentário