QUAIS SÃO AS TENDÊNCIAS DE ARQUITETURA E DECORAÇÃO PARA 2021?

Atitudes mais conscientes, retomada da afetividade nos lares e uso intenso da tecnologia – as tendências de arquitetura e decoração para 2021 estão marcadas por questões contemporâneas.

De um lado, conceitos como sustentabilidade e vegetação interna continuam se fortalecendo. De outro, a automação residencial e, ao mesmo tempo, a busca por mais simplicidade, revelam que novos comportamentos na sociedade trazem outras perspectivas para o universo da arquitetura e decoração.

Se você busca um novo projeto ou simplesmente quer dar uma repaginada na sua casa, confira as principais tendências para 2021!

 

  1. SUSTENTABILIDADE

A sustentabilidade é um conceito que já vem crescendo há alguns anos na área da construção e da arquitetura. Em 2021, isso deve se consolidar ainda mais, visto que o cuidado com o meio ambiente se torna cada vez mais urgente.

A prática sustentável começa já na construção, que busca formas de reduzir impactos ambientais e a geração de resíduos. Ela passa também pela arquitetura e decoração, por meio da escolha de estilos, materiais e conceitos alinhados a essa tendência.

E, por fim, chega no dia a dia do morador, que tende a adotar cada vez mais atitudes sustentáveis em sua vida.

  1. MINIMALISMO

A decoração minimalista não tem apenas a ver com a composição estética do estilo e com um visual clean. Ela também está ligada à noção de consumo consciente. Por isso, o design minimalista harmoniza muito bem com a sustentabilidade.

A grande tendência de arquitetura e decoração em 2021 é utilizar menos produtos, adotando um projeto mais funcional e um décor menos carregado. A ideia é desapegar-se do que não é importante em nossa vida e dar preferência a projetos que valorizem a funcionalidade e o conforto.

Sobretudo, com a pandemia do novo coronavírus, que nos levou à experiência de distanciamento social, as pessoas começaram a se preocupar mais com a organização dos espaços e com as questões de sustentabilidade dentro de casa. Assim, o minimalismo revela novas prioridades na arquitetura e decoração para os próximos anos.

  1. CASA VERDE

Talvez possamos dizer que levar o verde para dentro de casa já não é mais uma tendência, mas sim uma prática consolidada. Além da ideia ir ao encontro da sustentabilidade, a presença da natureza tem se tornado uma demanda cada vez mais forte na vida das pessoas.

Assim, para contrabalancear o cinza das cidades e o excesso de concreto, em 2021 a arquitetura e a decoração devem apostar mais em:

  • Paisagismo
  • Jardins verticais
  • Plantas ornamentais
  • Hortas caseiras
  1. CASAS INTELIGENTES

A tecnologia já vem há algum tempo sendo introduzida nas residências. Mas é agora que estamos vendo isso se intensificar ainda mais. Com diversas novidades em IoT e automação residencial sendo lançadas no mercado, a tendência é que nossas casas fiquem cada vez mais tecnológicas.

As chamadas “casas inteligentes” proporcionam mais conforto e praticidade na vida dos moradores. Elas também ajudam a controlar água e energia por meio da automação de comandos e do controle remoto.

Dentro desse conceito encontramos, por exemplo, várias tendências em acabamentos elétricos, como as lâmpadas inteligentes.

  1. AFETIVIDADE

É fato que a tecnologia pode ser uma grande aliada em nossas vidas. Mas ela também pode acabar deixando as casas com a sensação de frieza, distanciamento e falta de pertencimento.

Por isso, a tendência é unir o ambiente tecnológico com elementos de afetividade. Isso pode ser feito com itens que remetam às raízes dos moradores e que mostrem uma história por trás de um simples design.

Com esse conceito, uma tendência de arquitetura e decoração que vem crescendo é o uso de objetos artesanais e a valorização da arte popular, que trazem aos ambientes não só originalidade e beleza, mas também afeto.

  1. SIMPLICIDADE

Todos as tendências anteriores revelam que a sociedade atual pode estar em um movimento de busca pela simplicidade. Assim, muitos arquitetos e decoradores vêm buscando um retorno ao simples, por técnicas ancestrais e pelo essencial.

Nesse sentido, o conceito wabi sabi, que valoriza a beleza das imperfeições, a autenticidade e a simplicidade, continua forte. A ideia pode ser aplicada por meio de materiais artesanais e orgânicos e uma paleta de tons terrosos.

  1. AMBIENTES MONOCROMÁTICOS

Por fim, no campo das cores, outra tendência forte que continua para 2021 é a decoração monocromática. Apostando na ideia do “tom sobre tom”, é possível criar um décor ousado e sofisticado, de um jeito muito fácil e simples.

E aí? O que você achou das principais tendências de arquitetura e decoração para 2021?

Fonte: WEG

________

LEIA TAMBÉM:

 ARQUITETURA SUSTENTÁVEL: O QUE É E COMO FAZER? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: PRESENTE E FUTURO. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.


Deixe um comentário