Qual é a importância do conforto visual?

Um bom sistema de iluminação – com o uso adequado de cores e texturas, criação de contrastes e escolha adequada de lâmpadas e luminárias – pode produzir ambientes com um conforto visual perfeito.

Por que este assunto é importante? Porque interfere diretamente na produtividade, nas vendas e na qualidade de vida de quem habita o espaço. Um sistema de iluminação inadequado pode, inclusive, provocar acidentes de trabalho.


Como obter conforto visual  

Para obtermos um conforto visual adequado devemos escolher lâmpadas que reproduzam adequadamente as cores e priorizar lâmpadas e luminárias que evitam o ofuscamento direto ou indireto. Devemos lembrar também que a luz mais confortável para os nossos olhos é a luz natural (a qual deve ser explorada ao máximo, estimulando o consumo racional e sustentável de energia).

Para reduzir o ofuscamento
Devemos utilizar vários focos de luz ao invés de um único ponto. É importante usar luminárias que possuam barreira entre a fonte luminosa e o olho, além de nunca posicionar a fonte luminosa na linha da visão e evitar superfícies altamente refletoras.

Dicas:
1. Iluminação de jardins: evite luminárias com focos de luz na altura dos olhos do observador. Modelos menores e com proteção de vidro opaco são indicados;
2. Iluminação geral de ambientes: opte por plafons com acabamento opaco / semi-transparente ou lustres com efeito de iluminação indireta;
3. Iluminação de destaque: luminárias direcionáveis podem valorizar paredes e objetos sem causar ofuscamento.

Atenção às cores das lâmpadas
A escolha correta da cor da lâmpada (temperatura de cor) influencia diretamente na sensação que o ambiente transmite. Dependendo do uso do espaço, o ideal é combinar diferentes cores para que, de acordo com a tarefa, o sistema ideal seja ligado e utilizado.
1. Utilize cores brancas para iluminar grandes áreas e espaços de trabalho. Normalmente, grandes comércios e indústrias, como mercados e lojas de departamento, usam essa cor de iluminação;
2. Utilize cores amarelas em quartos e salas para trazer a sensação de aconchego.

Atenção às cores e texturas dos objetos do ambiente
A cor e a textura dos materiais presentes no ambiente interferem diretamente no efeito da luz. Por isso, esta deve ser pensada junto com esses detalhes, para que o resultado seja o esperado.
1. Cores escuras absorvem a luz, enquanto cores claras a refletem;
2. Superfícies com textura rugosa refletem menos a luz do que as de superfície lisa (que podem, inclusive, criar reflexos que causam ofuscamento);
3. Vidros têm índice de reflexão 0%, enquanto espelhos tem índice de reflexão 100%.

Fonte (texto e fotografia): Portal Clique Arquitetura


Deixe um comentário