QUANDO É POSSÍVEL TRANSFERIR O FINANCIAMENTO DE UM IMÓVEL?

A transferência do financiamento de um imóvel para outra pessoa é uma opção viável em determinadas situações, mas ela está sujeita a regras e condições específicas.

Saiba em que circunstâncias é possível realizar essa transferência.

AUTORIZAÇÃO DO BANCO

A transferência do financiamento de um imóvel para outra pessoa requer a autorização prévia do banco ou instituição financeira que concedeu o financiamento original. Isso ocorre porque o contrato de financiamento é um acordo legal entre o banco e o comprador, e qualquer alteração nesse contrato deve ser devidamente aprovada.

PERFIL FINANCEIRO DO NOVO COMPRADOR

O banco analisará o perfil financeiro do novo comprador, incluindo sua capacidade de pagamento das prestações do financiamento. Essa análise levará em consideração fatores como renda, histórico de crédito e capacidade de assumir a dívida.

DOCUMENTAÇÃO LEGAL ADEQUADA

A transferência do financiamento requer a preparação e registro de documentação legal apropriada. Isso inclui a atualização do contrato de financiamento para inserir o nome do novo comprador como responsável pelo pagamento das prestações.

REGULARIZAÇÃO NO CARTÓRIO DE IMÓVEIS

Além disso, o contrato atualizado deve ser registrado no Cartório de Registro de Imóveis da região onde o imóvel está localizado. Esse registro oficial é fundamental para formalizar a transferência de propriedade.

PAGAMENTO DO ITBI

Em muitos casos, é necessário pagar o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) no momento da transferência do imóvel. O ITBI é um imposto municipal que incide sobre a transmissão da propriedade.

ATUALIZAÇÃO DOS VALORES

O novo contrato de financiamento deverá incluir a atualização dos valores pendentes, considerando os pagamentos realizados pelo comprador original até o momento da transferência. Dessa forma, se garante que o novo comprador assuma a dívida nas condições acordadas anteriormente.

ANÁLISE DAS CONDIÇÕES CONTRATUAIS

O banco também avaliará se as condições contratuais, como prazos, taxas de juros e outras cláusulas, permanecerão as mesmas ou se haverá ajustes no novo contrato.

Confira no próximo post as outras formas de transferência de financiamento imobiliário.

Fonte: Imóvel Web


Deixe um comentário