Quer usar a cor preta na cozinha?

As cores claras estão deixando de ser regra nas cozinhas. Em projetos modernos, o branco de sempre dá espaço a tons fortes e, até mesmo, ao preto. Alguns arquitetos e decoradores apostam em pedras e móveis negros para dar um ar sofisticado ao espaço.

Para que o preto dê certo na cozinha, contudo, é preciso garantir que o espaço seja bem iluminado, ressalva a designer de interiores Eliana Franco, da Eight Arquitetura, de São Paulo. Se a área receber bastante luz natural, fica mais fácil. De qualquer forma, Eliana recomenda a instalação de mais luminárias do que seria o normal caso o espaço tivesse cores claras.

Cômodos escuros, em geral, costumam passar a sensação de serem mais estreitos. A designer afirma, porém, que é possível passar a ideia de um espaço amplo mesmo usando o preto. O importante, diz, é optar por peças de linhas retas, sem rebuscamentos, e manter a bancada livre. “O que cria a sensação de abafamento no espaço não é só a cor, mas o excesso de objetos, de prateleiras, bibelôs”, observa. “Na cozinha preta, é preciso manter o visual clean”.

A arquiteta Paloma Yamagata, do Rio de Janeiro, conta que a procura por cozinhas escuras aumentou nos últimos anos, principalmente porque a tarefa de operar as panelas passou a ser também masculina. O branco e as cores claras que costumam ser associadas a espaços femininos dão lugar ao preto, prata e cinza. “Esses ambientes agora têm cores e linhas fortes, coisas com as quais os homens se identificam”, opina.

Para Paloma, a dificuldade de escolher o preto para a cozinha está, sobretudo, na limpeza. Quem costuma usar muito o cômodo para preparar as refeições da família pode ter dificuldade de enxergar a sujeira que às vezes cai no armário ou no piso. Por isso, a arquiteta acredita que a opção é mais comum entre os solteiros e pessoas que têm a culinária como um hobby.

Por isso, alguns projetos buscam tornar as cozinhas escuras mais funcionais. A arquiteta gaúcha Cristiana Schmitz, do Studio A Arquitetura e Interiores, procura usar móveis escuros, mas manter piso e teto brancos. A ideia é permitir que o ambiente se mantenha claro e aconchegante.


Fonte:
PRIMAPAGINA, especial para o Terra


Deixe um comentário