RECICLE, REUTILIZE E CONQUISTE UM LAR SUSTENTÁVEL

93

Cada vez mais, é necessário adquirir novos hábitos para que possamos permanecer no planeta. Nesse sentido, reciclar e reutilizar são as palavras-chaves para conquistar um lar sustentável e que respeita o meio ambiente.

Razões

A principal razão para atingir este objetivo é que cada indivíduo gera, em média, 1,2 kg/dia de lixo. Um litro de óleo afeta mil litros de água, uma lata de refrigerante leva mais de 10 anos para se decompor; a madeira representa 10% dos resíduos acumulados nos países industrializados; cada tonelada de papel reciclado salva a vida de 12 árvores.

Os limitados recursos hídricos lembram que esse deve ser um dos pontos de maior atenção nas casas no quesito economia. Atualmente, já existem acessórios que permitem reduzir o consumo de água de 5 a 15 litros sem ter de diminuir a pressão. São econômicos e colocá-los é simples. Se a casa tem jardim, os temporizadores de irrigação são ideais e o resultado na conta de água é certo. Os vasos sanitários com a caixa de descarga acoplada também são uma ótima opção para diminuir o gasto.

Economia de energia

A iluminação com controladores de intensidade e a substituição de lâmpadas comuns pelas de baixo consumo podem reduzir a conta em 20%.

Outro detalhe é que deixar eletrodomésticos ou eletroeletrônicos em stand by encarece a conta de 5 a 16%. Uma forma de solucionar essa questão é tirá-los do contato direto com a tomada e instalá-los com um interruptor de luz, assim, ao apagá-la, tudo se desativa.

Reutilização

Antes de reciclar, é interessante pensar se não é possível reutilizar. A água da chuva é um exemplo disso, já que ela pode ser armazenada em garrafas. A energia solar também pode ser reutilizada sem necessidade de grandes instalações.

A madeira é um material com infinitas possibilidades de reutilização. Peças antigas podem se transformar em mobília vintage facilmente.

Boas práticas

Separar o lixo! O que produzimos é composto 50% por matéria orgânica, 30% é papel, 5% é vidro e 5% é plástico.

O óleo usado nunca deve ser despejado no ralo da pia. A dica é guardá-lo em vasilhas para que uma empresa especializada possa fazer a sua retirada de forma adequada para depois transformá-lo em sabão e sabonete, por exemplo.

Atenção com pilhas e baterias! Por conta de sua composição, elas são tóxicas e perigosas para o meio ambiente, especialmente as que contêm cádmio (pilhas recarregáveis) ou mercúrio (a maioria das baterias pequenas, pilhas alcalinas e pilhas de óxido de prata). A orientação é levá-las sempre a um ponto de reciclagem.

O ato de se desfazer de itens de informática também merece atenção. Antes de jogar qualquer peça no lixo é preciso avaliar se ela realmente ficou obsoleta. Talvez o objeto possa ser doado a algum conhecido ou entidade que tenha interesse em reutilizá-lo. Em último caso, ele deve ser levado a ponto próprio de coleta para então voltar à fábrica de origem. Peças de informáticas descartadas incorretamente têm grande potencial poluidor e por isso, atualmente, muitas empresas do setor estão realizando a famosa Análise do Ciclo de Vida.

Embalagens eco-friendly

Segundo os analistas de Estal Packaging, empresa especializada em embalagens inteligentes, cada vez mais os recipientes têm papel de importância na hora de escolher qual produto comprar e, por isso, um pacote sustentável é a peça-chave para conquistar o consumidor.

Uma das principais vantagens deste produto é o fato de ele permitir que seu conteúdo seja conservado por muito mais tempo. Outro ponto interessante é que a embalagem eco-friendly pode ser reutilizada depois como decoração, por exemplo. As possibilidades criativas são múltiplas.

Casa sustentável: apoie e espalhe essa ideia!

Fonte: Terra


Deixe um comentário