Reforma inteligente: dicas para aproveitar um apartamento pequeno

Quanto menor a área, maior o desafio. A vida em poucos metros está cada vez mais comum e, nesse cenário, cada centímetro vale ouro. Mas, não se desespere! Isso não significa que você precisará reduzir sua mobília a um colchonete e um fogão.

Planejamento e organização são as palavras de ordem. A designer de interiores Adriana Fontana dá algumas dicas de como mobiliar um apartamento pequeno aproveitando ao máximo cada espaço. Como exemplo, ela cita a reforma de uma quitinete de 32m². Confira:

Dividir sem bloquear

Para dividir o quarto e a sala da quitinete, invés de fracionar o ambiente com uma parede, foi feita uma estante vazada. Ela separa sem bloquear totalmente o espaço e, o mais legal, a decoração para os dois cômodos é a mesma, inclusive a televisão. Outro ponto muito bem aproveitado é a desobstrução da luz natural e ventilação, já que o apartamento possui apenas duas janelas.

Dividir a sala e o quarto sem parede

Estante multifunções

A estante foi criada na medida da necessidade dos proprietários do apartamento. A marcenaria permitiu um suporte giratório para a televisão, assim eles podem assisti-la tanto da cama quanto do sofá.

Estante multifunções para quitinete

Mesa de refeições retrátil

Os proprietários queriam que a mesa de refeições ficasse na sala, ao invés da cozinha. A solução foi desenvolver uma mesa que sai de um quadro na parede, então, quando não estão usando, aquele espaço fica livre.

Outro problema resolvido foi a questão de armazenamento de acessórios e utensílios das refeições. Quando a mesa é abaixada, são reveladas prateleiras internas, feitas para resolver tais quesitos. A primeira, no mesmo nível do móvel, reserva galheteiro, guardanapo, temperos, enquanto as superiores guardam os copos, pratos e xícaras. Assim que a estrutura é aberta, os moradores têm acesso aos itens que serão usados na mesa.

Mesa de jantar retrátil

Estante multiuso

Na estante da sala também foi reservado um espaço no canto como mesa do pequeno home office e quando a mesa de refeições é fechada, as cadeiras não ficam sobrando no ambiente. Uma delas é incluída no espaço do home office, e a outra vira criado-mudo, ao lado da cama.

Espaço para escritório na estante multiuso

Equilibrar metragens

Anteriormente a área de serviço era muito pequena e, o banheiro, grande. Por isso, foi reduzida um pouco a segunda área e aumentada a primeira. Assim, foi aberto um espaço para a máquina de lavar e o tanque, que antes não existiam.

Já no banheiro, foi utilizado um móvel suspenso espelhado, com 10cm de profundidade. Com isso, o espaço de armazenamento aumentou. Embaixo do móvel, tem um detalhamento que permite abrir as portas sem sujar ou marcar os espelhos.

Equilíbrio de metragem no banheiro

Iluminação pontual

No quarto do casal não havia espaço para uma luminária mais intimista, então, foi investido em luzes embutidas no forro, com formato de bola. Elas permitem três opções diferentes de uso: deixar as três acesas, só a maior ou só as duas pequenas.

Estrutura de iluminação no quarto

Cozinha

A porta de entrada da cozinha foi retirada, pois bloqueava um espaço que acabava sendo inutilizado. Como a moradora adora cozinhar, a configuração foi alterada e agora tem uma bancada em L para ela preparar a comida com mais espaço.

Já que não tem mais a porta, foi optado por uma coifa potente. Alguns apartamentos não têm essa saída para tal, mas existem algumas alternativas, como, por exemplo, as coifas eletroestáticas.

Cozinha aberta sem porta

Fonte: Casa Vogue


Deixe um comentário