SAPATEIRA: COMO ESCOLHER O MÓVEL IDEAL?

A personal organizer Nina Lima separou algumas dicas para que você possa escolher a sapateira (para guardar os calçados na entrada de casa) e mantê-la sempre em ordem.

Vamos lá?

 

ESCOLHA DO MÓVEL

Nina indica optar por algo que não polua visualmente o ambiente. “Um móvel com bom acabamento, com medidas e tamanhos adequados e que orne com a decoração da casa é o ideal”, explica.

TAMANHO

A dica para acertar no tamanho do móvel da sapateira é definir quantos calçados ficarão guardados na entrada. Determine quais são os principais sapatos usados no dia a dia, que deverão ficar guardados no hall e os organize em fileiras para ter noção das dimensões do móvel. Nina explica que essa é a melhor forma de evitar que os pares fiquem soltos pela casa.

ORGANIZAÇÃO

Um dos segredos para manter a sapateira sempre em ordem é criar categorias para dispor os sapatos. Separe por tipos de calçados ou por moradores. Nina aconselha disponibilizar uma prateleira para cada habitante, ou categorizar os pares – femininos de salto, sapatos baixos no geral, esportivos, infantis etc. –, de acordo com a quantidade e o tipo que mais tem. “Recomendo fazer uma harmonização visual de cores, indo das mais claras para as mais escuras”, diz a profissional.

LIMPEZA

A limpeza da prateleira é tão necessária quanto a organização. Nina aconselha tirar todos os pares, limpar o móvel interna e externamente, e depois embaixo. O ideal é fazer esse processo semanalmente, principalmente se os moradores da casa trabalham fora. “Para a limpeza, pode usar um pano úmido, com detergente neutro, sabão de coco ou algum produto com ação corrosiva. Caso o material da sapateira seja mais delicado, esses tipos de produtos não são indicados. Nesse caso, utilize opções mais neutras”, explica.

PARA MANTER A ORDEM

Lima recomenda organizar o móvel diariamente. “Se perceber que tem um (ou mais de um) sapato sem usar há algum tempo na sapateira, volte ele para o armário o mais rápido possível para não acumular mais calçados do que o necessário na entrada”, pondera.

Mantê-los alinhados, e não sobrepostos, é o ideal, principalmente se o móvel for aberto. “Organizar por cores e/ou tamanhos é uma dica certeira para a harmonia visual e organizacional”, completa.

SAPATOS SUJOS

Nina recomenda marcar uma “linha de chegada” dentro de casa, com um durex colorido, principalmente se crianças moram nela. Dessa forma, é possível delimitar uma ‘área suja’ na casa e demarcar até qual ponto os calçados da rua podem entrar. “Caso o sapato não possa ser higienizado na hora, recomendo deixar um cesto ao lado da sapateira, para armazenar os sapatos usados, e organizá-los na sapateira só depois de desinfetados. O cesto é ótimo pois permite transportar os calçados pela casa”, finaliza.

Gostou da ideia de ter uma sapateira na entrada do seu lar?

Fonte: Casa e Jardim

________

LEIA TAMBÉM:

CLOSET: 5 IDEIAS DE DECORAÇÃO PARA O AMBIENTE. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

7 DICAS PARA ORGANIZAR O GUARDA-ROUPA. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.


Deixe um comentário