SEGREDOS DE LIMPEZA QUE SÃO SEMPRE BEM-VINDOS

Cada vez mais, nosso dia a dia exige praticidade, rapidez e organização. Quando o assunto é a limpeza da casa não poderia ser diferente, afinal, precisamos dar conta de inúmeras atividades ao longo da semana.

92

Para que você não precise gastar um dia todinho (muito menos o final de semana!) com a arrumação do seu lar a dica é: deixe a limpeza sempre em dia e estabeleça as tarefas que devem ser feita mensal e anualmente.

Confira mais algumas dicas que serão muito úteis.

1. Limpeza em dia

Não deixe a sujeira acumular. Um exemplo é a louça suja, que pode ser lavada após cada refeição. Também é possível varrer rapidamente o chão daquele ambiente que costuma ficar mais sujo. E a cama, você arruma todos os dias? É mais fácil cuidar de pequenas coisas durante a semana em vez de deixar tudo acumulado para um dia só.

2. Limpador de janelas

Ninguém precisa de produtos modernos e tecnológicos para limpar janelas e espelhos. Que tal tentar uma misturinha clássica e muito eficiente?

1 ½ xícara chá de água
1 ½ colher de sopa de vinagre branco
1 ½ colher de sopa de álcool
3 gotas de óleo essencial de hortelã
Misture tudo em um frasco com borrifador, aplique na superfície e limpe com um pano que não solte fiapos, como a flanela.

3. Nada de panos manchados!

É muito difícil manter as toalhas e panos de prato sem manchas por muito tempo. Mas, você não precisa jogá-los fora só por isso. Renove-os! Adicione quatro ou cinco sachês de chá preto em um balde de água quente e deixe por 10 minutos, aproximadamente. Depois, remova os sachês, adicione os panos e deixe-os descansarem ali até que atinjam o tom desejado. Pronto, você terá os seus panos com uma cor totalmente nova.

4. Tarefas para o ano todo

Pelo menos uma vez por ano é preciso lavar os tapetes, aspirar o colchão e limpar o armário, retirando tudo o que não usa mais.

5. Menos é mais

Você não precisa de um milhão de produtos de limpeza. Aposte em itens multiuso e versáteis. E que tal apostar em soluções naturais? Limão, bicarbonato de sódio e vinagre são alguns exemplos.

6. Limpeza preventiva

Caiu pasta de dente na pia? Retire antes que seque e fique mais difícil de limpar. Depois de tomar banho, limpe rapidamente o box, retirando o xampu que grudou no azulejo, por exemplo. São nessas pequenas atitudes do dia a dia que você mantém a casa limpa sempre e impede que as sujeiras se acumulem.

7. Aromatize o ambiente

Quer manter aquele cheirinho de limpeza por mais tempo? Coloque chumaços de algodão embebidos em um pouco de óleo essencial que agrade o seu olfato em um vaso de plantas. Para tirar o cheiro ruim do micro-ondas, aqueça no aparelho duas colheres de sopa de óleo essencial em um pote de vidro durante 30 segundos. Depois, deixe o aparelho fechado com o pote aquecido dentro por algumas horas. Para odores persistentes na cozinha, coloque algumas fatias de limão ou uma fruta cítrica em uma panela com água fervendo. Aos poucos o cheirinho irá se espalhar por todo o ambiente.

8. Roupas sempre brancas

Para roupas e tecidos amarelados, aposte no limão como um ótimo branqueador natural. Esprema o suco de um limão em um litro de água quente dentro de um balde. Deixe a peça de molho nessa mistura por uma ou duas horas, dependendo do grau das manchas. Depois é só lavar normalmente e deixar secar sob o sol.

Essas dicas foram úteis para o seu dia a dia? Nós ficaremos muito felizes com o seu comentário.

Fonte: Casa e Jardim


Deixe um comentário