Proma incentiva evento sobre Segurança no Trabalho

A unidade TECPUC Marista São Luís realizou entre os dias 28 e 31 de maio a II Semana da Saúde e Segurança no Trabalho, que abordou principalmente as ações, regulamentações e normativas para o trabalho em altura. O evento acontece anualmente e tem como principais objetivos promover o desenvolvimento acadêmico dos estudantes dos cursos técnicos, divulgar o assunto entre os jovens da rede pública de ensino, bem como trazer temas atuais relacionados à área para a capacitação dos profissionais que já atuam no seguimento.

Em 2012, aproximadamente mil pessoas – entre alunos do nono ano ao ensino médio e profissionais da área de Segurança no Trabalho e de empresas interessadas – assistiram às palestras, visitaram as exposições, participaram dos cursos, miniaulas e/ou das simulações de resgate em altura.

A Proma foi uma das patrocinadoras do evento. De acordo com Kelly Puccini, coordenadora da unidade TECPUC Marista São Luís, o apoio da construtora foi primordial, pois viabilizou a vinda de palestrantes renomados e abriu espaço para a apresentação do projeto para o núcleo da Construção Civil da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs). “A Proma é um exemplo de construtora, pois incentiva e capacita seus profissionais a trabalharem com segurança, principalmente quando estão em altura”, destaca.

Para o engenheiro Paulo Obenaus, presidente da Proma, essa iniciativa mostra a preocupação do setor em elaborar ações conjuntas para reduzir o risco de acidentes de trabalho nos canteiros de obras, preservando, assim, a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores. “Penso que a segurança é de responsabilidade do empregador e do empregado e a eficácia se dará se ambos cumprirem com suas obrigações. A Proma está buscando constantemente a capacitação técnica de sua equipe e por isso apoia e participa de eventos como a II Semana de Saúde e Segurança no Trabalho”, destaca.

Dentro da realidade regional, Paulo destaca, ainda, que o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Jaraguá do Sul (Sinduscon) participa do Comitê Permanente Microrregional e do Comitê Tripartite (empregadores, empregados e governo), que tem como finalidade orientar e fazer ações preventivas nos canteiros de obras pela busca da melhor segurança e saúde do trabalhador.

Dados da Previdência Social mostram que, no Brasil, ocorre uma morte a cada três horas de jornada. Com esse número, o país é o quarto colocado no ranking mundial de acidentes de trabalho – atrás apenas da China, dos Estados Unidos e da Rússia. Nesse contexto, os temas colocados em evidência na II Semana da Saúde e Segurança no Trabalho foram: controle de ruídos industriais e proteção auditiva, segurança e prevenção na prática de esportes radicais e na Construção Civil, extintor de prevenção de incêndio, NR35 (norma regulamentadora que estabelece as medidas de proteção para o trabalho em altura) e o cumprimento das novas normas regulamentadoras.

Entre os palestrantes destacam-se a presença de Samir Gerges (PHD em proteção auditiva e ex-presidente do International Comission of Acoustics – ICA); Miguel Coifman Branchtein (Engenheiro de Segurança e Auditor do MTE – RS); Carlos Alberto Granado Dias (palestrante para assuntos de segurança do trabalho há mais de 25 anos); Gianfranco Pampalon (redator da NR35); Ademir José Ludovico (especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Educação Matemática); Andy Moreira (piloto associado à Associação Brasileira de Parapente – ABP); Nick Mello (palestrante nas escolas da ABP).


Deixe um comentário