SEJA LIVRE PARA DECORAR A SUA CASA

Yuliya

A verdade seja dita: a decoração de uma casa é muito pessoal. Alguns truques ajudam a deixar os ambientes mais sofisticados; algumas atitudes deixam o lar mais organizado; algumas ideias colaboram para a harmonia dos espaços.

Mas, nada faz sentido se as coisas não tiverem o seu jeito, o seu gosto e a sua personalidade.

Confira alguns conselhos e siga em frente!

1. Pressa na hora de decorar

Decorar a casa exige cuidado para que o resultado final seja um reflexo de quem você é e do que você gosta. Por isso, lembre-se de que decoração é um processo contínuo onde a pressa não tem lugar.

2. Levar tudo muito a sério

Não abra mão do que você realmente gosta porque você acredita que o décor tem que ser de um jeito específico. É possível, sim, combinar um tapete com estampa vibrante com aquela luminária moderninha que você adorou. Aqui, o segredo é o equilíbrio entre as peças tradicionais e contemporâneas.

111

3. Comprar tudo em conjunto

É claro que você quer que o mobiliário e as peças harmonizem, mas elas não precisam combinar a ponto de você sair por aí comprando tudo em conjunto. Essa simetria exagerada pode chegar a parecer forçada e pouco espontânea – já pensou se as visitas ficam com medo de sentar no sofá ou de colocar a bolsa na mesa lateral? Use a dica anterior e procure o equilíbrio em tudo. Na hora de combinar cores, repita um tom em detalhes diferentes para criar unidade.

4. Presumir que arte original não é para você

Hoje em dia é muito mais fácil procurar por produtos autorais – arte também. Pesquise bem e encontre algo que você realmente goste. O preço não precisa ser exorbitante, e você pode, por exemplo, escolher uma fotografia original que valorize o hall.

5. Achar que ter coleção é coisa de avó

Pode ter coleção sim: desde livros a canecas, bonecos, prataria, enfim. Tudo depende da forma como você exibe essas peças e faz com que elas se integrem no décor!

6. Não criar ambientes para pessoas

A casa tem que ser feita para ser usada. E isso vale principalmente para o mobiliário, mas também para os enfeites e objetos. Como dissemos no item 3, você não quer as visitas hesitantes em se sentir à vontade na sua casa. Se tem crianças em casa, não adianta colocar aquele vaso caro na mesa de centro. Se vai receber muitas pessoas, não coloque o tapete caro na sala se você vai passar a noite preocupada com ele. A praticidade é uma ótima aliada. Por que não ter um ambiente em casa com os itens mais caros onde apenas algumas pessoas podem entrar?

112

7. Esquecer de editar

A edição tem tudo a ver com o equilíbrio: na hora de montar um ambiente, não deixe que a sua animação tire o foco do look balanceado que todo ambiente deve ter. Se precisar, mude alguns itens de lugar ou até mesmo de ambiente.

Resumindo todas essas dicas: o importante é ser feliz e fazer aquilo que te faz feliz!

Fonte: Casa Claudia


Deixe um comentário