Sete mitos e verdades sobre as unhas

Você sabe por que as unhas ficam fracas e quebradiças? E o que é preciso fazer para deixá-las sempre bonitas e saudáveis? A seguir, tire as principais dúvidas sobre o assunto. “Unhas que estão sempre fracas, quebradiças e ressecadas podem ser sinal de que algo não vai bem no organismo”, diz a dermatologista Bianca Gastaldi.

A luva de borracha abafa a mão e prejudica a saúde das unhas – mito
Sim, ambientes úmidos favorecem a proliferação de bactérias. Mas você não passa o dia inteiro de luvas, certo? Então use-as sem medo ao lidar com água e produtos químicos. Juntos, eles ressecam e deixam as unhas fracas e quebradiças.

Usar esmalte escuro fortalece as unhas – mito  
Eles não têm componentes com essa função. Podem dar a sensação de deixá-las mais fortes, porque, em geral, são mais espessos do que os claros.

É bom deixar as unhas sem esmalte para que elas possam respirar – mais ou menos
As unhas são formadas por células mortas e, por isso, não respiram. O que acontece é que o esmalte resseca e, portanto, vale a pena deixá-las ao menos um dia sem o produto e hidratá-las com cremes ou óleos.

A acetona agride muito as unhas – verdade
Em contato com a região, essa substância costuma ressecá-la e enfraquecê-la. Prefira os removedores que não sejam à base de acetona.

As unhas também precisam de hidratação – verdade
Por estarem expostas a agressões e por causa do contato com o esmalte, elas ressecam facilmente. Por isso, unhas e cutículas precisam ser hidratadas sempre.

É melhor usar lixa do que cortar para mantê-las bem aparadas – mito
Lixa, tesoura ou cortador não interferem na saúde das unhas, pois agem nas pontas delas.

Tirar a cutícula faz mal às unhas – verdade
Ela é a proteção natural contra bactérias e fungos. Sem cutícula, as unhas ficam sujeitas a infecções. O ideal é apenas empurrá-la ou cortá-la superficialmente a cada 15 dias.

Fonte: Site MdeMulher

 


Deixe um comentário