Sono e equilíbrio: é preciso conquistar o bem estar

 

Por Portal Terra

De que adianta lutar contra as rugas, se o corpo está cansado, a libido em baixa e a pressão alta? É importante se sentir jovem, não só parecer. Para conquistar o bem estar, confira cinco dicas fundamentais, listadas pela médica Jennifer Landa, que se dedica à terapia hormonal, e divulgadas no site da revista americana Shape:

1 – Alimente seu cérebro
O que você ingere pode afetar sua mente. E é importante se alimentar bem desde jovem para evitar o estresse. As dicas são fugir de alimentos processados (açúcar, cafeína e álcool). “Isso irá reduzir a demanda sobre as glândulas suprarrenais, que são responsáveis pela secreção de cortisol (o hormônio do estresse) e desempenham um papel na gestão do metabolismo”, disse Jennifer. A médica recomenda investir em suplementos com vitaminas B e C, além de magnésio, que são úteis no combate ao estresse.

2 – Busque harmonia hormonal
Monitorar os níveis hormonais ao longo da vida e tomar providências para manter o equilíbrio pode combater muitas das condições de envelhecimento, incluindo insônia, baixa libido, perda de memória e ganho de peso indesejado. “Hormônios controlam tudo no corpo. Por exemplo, níveis baixos de testosterona podem diminuir a libido, enquanto baixos níveis de progesterona estão relacionados à insônia e outros distúrbios do sono. O cortisol em excesso pode causar confusão mental e ganho de peso indesejável”, explicou Jennifer.

3 – Mantenha o estresse sob controle
O estresse crônico inicia um aumento na quantidade de cortisol secretadas diariamente, o que leva ao ganho de peso, irritabilidade, insônia, distúrbios do humor, baixa libido, açúcar elevado no sangue, pressão arterial alta. Portanto, invista em redutores do problema, como respiração abdominal profunda e ioga. Exercício cardiovascular também é uma boa aposta, porque aumenta os níveis de endorfina, o hormônio da felicidade. E não se esqueça de treinamento de força. “Muitas mulheres ficam longe do treinamento de resistência, mas essa forma de exercício é fundamental para a densidade óssea e manutenção de uma aparência elegante e tonificada”, acrescentou Jennifer.

4 – Cuide da pele
O maior órgão do corpo é a pele e é justamente o que mais mostra os sinais de envelhecimento. “A medida preventiva mais importante contra os efeitos do sol, principalmente, é manter bons os níveis de antioxidantes e de vitaminas A, C, D e E”, ensinou Jennifer. Para isso, como frutas e legumes de cores variadas. Também use protetor solar diariamente.

5 – Não economize no sono
O sono é fundamental para a saúde. “Pesquisadores descobriram que sua baixa qualidade aumenta a resistência à insulina em até 82%. Outro estudo constatou que falta de sono (menos de 7,5 horas por noite) agrava a genética ligada às influências de ganho de peso e obesidade.” Em média, deve-se atingir de sete a nove horas de descanso diárias.

Clique aqui e confira a reportagem completa.

Fonte da fotografia.


Deixe um comentário