Sucesso nos anos 80, móveis de concreto voltam à moda

O uso de móveis feitos de concreto voltou à moda. Esses modelos, que faziam muito sucesso nos anos 80, ficaram um tempo no esquecimento, mas, agora, podem ser encontrados em diferentes tipos de casas. Nos Estados Unidos e na Europa o uso ainda é mais intenso, mas a procura no Brasil tem aumentado. Para o designer Guilherme Torres, de São Paulo, eles têm gostinho de passado. “Eu usei no projeto da minha casa, porque lembram a minha infância”, comenta.

Antes, era muito comum que esse tipo de móvel fosse pintado de branco, mas se opta por manter a cor natural. “Dá um caráter mais rústico e bruto”, avalia Torres. Em casas de veraneio, por exemplo, cai especialmente bem. Mesmo o envelhecimento do concreto torna-o chamativo, mais escuro, deixa aparentes as marcas do tempo, diz o designer. “Cada mancha, cada marca é desejável, ao contrário de móveis de madeira, que precisam de manutenção”.

O material pode ser usado em todo tipo de móvel: cama, sofá, mesa, aparador. Torres usou, por exemplo, na banheira de sua casa. “Nós fazemos principalmente aparadores”, afirma.

O concreto pode ser uma boa saída para economizar na decoração da casa – é mais barato do que a madeira, por exemplo. Outra vantagem é que se destaca quando misturado a itens com outros materiais, como uma mesa de concreto em meio a cadeiras de madeira. A desvantagem, claro, é que não se pode mudar o móvel de lugar. “Mas eu não acho que isso é decisivo, senão as pessoas não fariam armários embutidos”, brinca Torres.

Fonte: Terra


Deixe um comentário