SUSTENTABILIDADE: DICAS PARA ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA

O nosso dia a dia é tão corrido que, muitas vezes, nem nos damos conta do valor da nossa conta de energia elétrica. Dessa forma, não paramos para analisar o quanto estamos consumindo e quais são as atitudes que devemos tomar para gastar menos (se for o caso) e, assim, contribuir – também – com a sustentabilidade.

________

Arquitetura sustentável: o que é e como fazer? Clique aqui e fique bem informado.

________

Saiba que pequenas mudanças de atitude ajudam a economizar energia elétrica e a poupar o nosso bolso no final do mês.

23

Confira e compartilhe com os amigos!

Acerte nos eletrodomésticos

Escolha sempre os produtos com o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Eles podem até custar um pouco mais na hora da compra, mas, dessa forma, você evita problemas e gastos futuros com a energia.

Escolha lâmpadas de LED

Elas iluminam como uma lâmpada convencional, só que gastam até 80% menos de energia. Além disso, as lâmpadas de LED duram mais e não esquentam o ambiente.

________

Nova lâmpada com Led dura até 40 anos. Clique aqui e saiba mais.

________

Aproveite a iluminação natural

Se você está reformando a casa ou planeja essa mudança, considere instalar blocos de vidro ou telhas transparentes em pontos estratégicos do lar. Eles podem proporcionar até 80% mais iluminação natural para o ambiente, economizando luz.

________

Clique aqui e saiba mais sobre a iluminação natural nos empreendimentos Proma.

________

Na dúvida, vá de branco

Outra dica para adiar a hora de acender as luzes de casa é optar por cortinas brancas (tudo o que você precisa saber sobre cortinas está aqui) e paredes claras. Isso contribui com a passagem natural da luz. As cores claras a refletem e espalham por todo o ambiente.

Menos tempo no banho

Não dá para fugir dessa dica. Faça um esforço e tome banhos de, no máximo, 10 minutos. E se, por acaso, o chuveiro queimar, não faça remendos. Além de perigoso, essas gambiarras consomem mais energia. A melhor solução é comprar uma resistência nova.

Mantenha a geladeira fechada…

… o máximo de tempo possível. Quanto mais tempo aberta, mais o ar frio sai e mais o motor tem que trabalhar para esfriá-la novamente.

Acumule roupa

Não se incomode com a pilha que acumula na lavanderia. Pelo bem do planeta e do seu bolso, é melhor acumular roupas – tanto para lavar, quanto para passar. A máquina de lavar e o ferro de passar consomem muita energia. Por isso, procure usá-los quando tiver roupas suficientes para encher a máquina. Uma boa ideia é deixar as roupas mais leves, que precisam de menos calor do ferro de passar, por último, assim é possível passá-las com ele desligado, mas ainda quente.

Otimize o ar-condicionado

Quando ele estiver ligado, as portas devem estar fechadas, você já sabe. Outra dica é desligar o aparelho antes de ir embora, pois o ambiente continuará refrigerado por mais alguns minutos.

Essas dicas não são difíceis de serem colocadas em prática, são? Vale a pena o esforço para o bem do meio ambiente e também para a sua economia doméstica.

Fonte: Casa e Jardim

___

Recicle, reutilize e conquiste um lar sustentável. Para saber mais é só clicar aqui.


Deixe um comentário