TEFLON OU CERÂMICA: COMO ESCOLHER UMA PANELA?

Qual é a melhor tecnologia para o dia a dia e como manter as panelas sem danos, você sabe?

Sim! Sejamos sinceros! É terrível quando a comida gruda no fundo da panela durante o preparo ou dá aquele trabalhão na hora de lavar.

Mas afinal, qual é o melhor tipo de jogo de panelas?

TEFLON

Revestimentos e materiais antiaderentes são os que dificultam (ou impedem) que a comida grude na superfície – e garantem uma limpeza mais fácil.

O politetrafluoretileno é uma mistura de dois elementos principais (flúor e carbono) e tem como sigla TPFE. A empresa DuPont registrou a marca Teflon, então, pode ser que você não encontre exatamente esse nome ao pesquisar os utensílios para cozinha.

Uma vantagem das panelas com revestimento de Teflon é imbatível: o baixo custo.

Seu uso é indicado para preparos com pouco ou nenhum óleo ou gordura. Para utilizar sua cobertura antiaderente da maneira correta e preservar a saúde da sua família, antes da primeira incursão gastronômica lave a panela ou frigideira com uma esponja macia, água e detergente ou sabão neutros. Enxugue e unte com um pouco de óleo, levando-a ao fogo até aquecer. Depois de fria, lave novamente e pronto, já pode cozinhar.

No dia a dia, use apenas colheres e espátulas de silicone, madeira ou bambu, que não riscam a superfície. Ao limpar, nada de palha de aço. Apenas esponjas macias com sabão ou detergente estão liberadas.

Se acontecer do alimento grudar, deixe a panela de molho em água morna para depois lavar. Se houver danos à superfície, descarte-a, encaminhando para a reciclagem.

CERÂMICA

Há dois grupos de panelas cerâmicas no mercado: as 100% (exceto partes dos pegadores e tampas) e as que são produzidas em outros materiais com revestimento cerâmico, que pode ser apenas interno ou também na face externa.

As constituídas exclusivamente por cerâmica demoram mais tempo para aquecer, mas mantém o calor dos alimentos por longos períodos. Por isso, tenha cuidado ao preparar receitas mais delicadas. Atóxicas, resistentes a riscos, ao calor intenso e aos choques térmicos (ao contrário das de barro), elas também têm características antiaderentes, em razão de sua porosidade nula.

Bonitas, elas podem ir à mesa e, quando não contém partes de outros materiais, são indicadas para o uso em fornos. Na hora de lavar, essas panelas aceitam bem esponjas abrasivas. Os pontos negativos ficam pelo custo mais alto e por não poderem ser consertadas quando quebram.

As panelas com revestimento cerâmico antiaderente funcionam tão bem ou melhor que as de Teflon. Nelas, é possível cozinhar com pouco óleo. Ao contrário das 100% cerâmicas, a temperatura dos alimentos não é mantida.

Panelas e frigideiras desse tipo também devem ser tratadas com cuidado: nada de palha de aço ou esponja áspera. As marcas recomendam enxágue com água quente para manutenção do brilho.

É melhor usar colheres e espátulas de silicone, nylon, madeira ou bambu para que a integridade do revestimento seja mantida. Se danificadas, precisam ser descartadas.

Também é necessário lavar, enxugar e untar com óleo a panela ou frigideira antes do primeiro uso. Assim como as de Teflon, leve-a ao fogo até aquecer e, após esfriar, lave o utensílio uma segunda vez. Em caso de higienização em lava-louças, repita esse processo sempre que necessário. Com preços intermediários, dê preferência às versões com fundo triplo e lembre-se sempre de usar fogo brando.

E aí? Se essa explicação foi útil pra você, comente! Seu comentário é sempre bem-vindo.

Fonte: Casa e Jardim

______________

LEIA TAMBÉM:

COZINHA: 3 FORMAS DE MISTURAR CORES EM ARMÁRIOS. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

PRATELEIRAS ABERTAS NA COZINHA: SIM OU NÃO? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.


Deixe um comentário