Troque o papel por tecido e deixe as paredes mais bonitas

Entre os diversos legados que a Europa deixou para o mundo está o uso de tecidos – em vez de papéis ou tintas – para revestir paredes. A prática, de acordo com a decoradora Marilene Reis, surgiu na França e foi adotada na corte portuguesa, que representou o elo desse tipo de decoração com o Brasil. “É uma opção que deixa os ambientes mais luxuosos e revitalizados”, avalia.

Para conseguir esses efeitos, contudo, é preciso atentar a alguns passos. Um deles é a aplicação do tecido. “A parede precisa estar seca e não pode ter nenhuma imperfeição, para que o revestimento não descole, nem manche”, comenta Marilene. A cola ideal é feita com materiais naturais. “É possível encontrar tipos específicos no mercado, mas eu particularmente prefiro a que é feita à base de farinha de trigo, que é inodora e atóxica”.

Outra etapa que merece atenção é a escolha do cômodo que receberá o tecido. Para a decoradora, a única restrição é o banheiro. “Nesses casos, o papel de parede funciona melhor e evita o aparecimento de bolor”, observa. “Mas em um lavabo, por exemplo, não há problema, já que é ambiente pouco usado pelos moradores”.

A decoração das paredes com tecidos requer preocupação também com a limpeza, para evitar o acúmulo de impurezas que provocam alergias ou causam problemas respiratórios. “Eu indico o uso do aspirador de pó com a peça que não utiliza cerdas. Também é possível usar flanelas molhadas com água e sabonete comum. Em ambos os casos, essa limpeza pode ser feita a cada dois ou três meses”, diz a decoradora.

As opções de estampas são várias. Marilene ressalta os tipos alegres e clássicos, como as listras e o xadrez. “Eu também faço um trabalho que une diversos desenhos recortados em um só tecido. É uma composição personalizada”.

Fonte: PRIMAPAGINA, especial para o Terra

 


Deixe um comentário