TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS ORQUÍDEAS

Você sabia que as orquídeas, além de lindas, são ótimas espécies de plantas para se ter em casa? Cuidando direitinho, elas podem durar por décadas, deixando o seu lar ainda mais bonito – afinal, não tem ambiente que não fica encantador com uma orquídea.

Acompanhe as informações e as dicas da paisagista Daniela Sedo para saber como cultivar uma orquídea.

93

1. Claridade natural

As orquídeas precisam de claridade natural, informa Daniela, que alerta, ainda, para o cuidado de não deixá-las tomar vento e nem sol diretamente. Por isso, é ideal deixá-la perto de uma janela ou na parte fechada de uma sacada.

2. Rega

Outra facilidade da orquídea é a frequência de rega: uma vez por semana no verão e até a cada 15 dias no inverno. “No inverno, a vegetação entra em estado de dormência, não precisa de tanta água. Já no verão a necessidade hídrica da planta é muito maior”, explica a paisagista.

3. Vaso

A partir do momento em que você decide ter uma orquídea em casa, o primeiro cuidado é com o vaso, que deve ser com furinhos para que a água possa escoar.

É muito comum colocá-la em cachepôs – acessório decorativo em que os vasos de plantas ficam dentro –, o que é perigoso para sua orquídea caso acumule água ao fundo, pois isso pode apodrecer a raiz. A dica de Daniela é: ao regá-la, tire-a do cachepô e deixe-a em um local para escorrer por cerca de duas horas.

4. Flores da orquídea

A paisagista alerta para não borrifar água para molhar a planta quando ela estiver dando flores, o que acontece uma vez por ano, por até dois meses, dependendo do tipo de orquídea. “A flor é muito delicada, pode juntar pontos de água e embolorar”, conta.

5. Solo

Como a orquídea vive naturalmente em árvores, não é correto plantá-la em um vaso com terra. O recomendado é que o vaso seja preenchido com pedriscos, material orgânico como fibra de coco e pedaços de casca de árvore, para simular o habitat dela.

6. Outros cuidados

Além do cuidado de regá-la com a frequência certa, é importante se preocupar com os adubos, que podem ser líquidos ou granulados.

Quando a orquídea floresce, além de apreciar a sua beleza, ainda é preciso amarrá-la – de forma frouxa – a uma haste de metal ou madeira fixada na terra. “A flor é bem pesada pro tamanho da planta e o vaso pode cair”, conclui Daniela.

Com essas dicas, você já pode providenciar uma orquídea para deixar o seu lar ainda mais bonito e aconchegante.

Fonte: Delas | iG


Deixe um comentário