UMA CEIA DE NATAL DELICIOSA E ECONÔMICA

Família e amigos reunidos na noite de Natal é uma delícia. {né?!}
Aquele clima de paz, união e amor. Muito amor!

Maaaaaaaaaas, esse encontro celebrativo não pode ser motivo de preocupação, nem de gastos excessivos. {certo?}

Peru, pernil, nozes lindas e sobremesas cheias de requintes natalinos.
Nada disso é necessário. Existem várias substituições {espertas} que você pode fazer para a sua ceia de Natal ser maravilhosa e não pesar no bolso.

Quer ver?
As dicas são das chefs de cozinha Paula Weber e Gabriela Pegurier.

Frango é bom. Muito bom!

O quilo do frango inteiro custa aproximadamente um terço do preço do quilo do peru inteiro. Uma baita economia! E, se você quiser ou precisar economizar mais ainda, pode fazer peças de coxa e sobrecoxa no forno para servir como a carne principal da noite.

A dica de Paula é passar um caldo de curry ao redor do frango ou das peças, embalar a travessa com papel alumínio (com o lado brilhante virado para dentro) e levar ao forno por uma hora e meia. Depois desse período, tirar o papel e voltar a travessa ao forno, para dourar a carne por meia hora.

Gabriela sugere o salpicão de frango defumado como receita de carne de uma noite de Natal mais moderna. “Até por conta do nosso clima, fazer pratos frios é uma ótima escolha. Sem contar que ele é preparado com antecedência e os anfitriões podem curtir a noite sem preocupações com a comida”, defende.

A maravilha desta ideia é que o frango defumado permite que você pule a parte de assar a carne, uma vez que ele já não é cru. Basta você aquecer um pouco, de acordo com as instruções da embalagem, e desfiar.

Encha a mesa de cor com uma salada de folhas

Um mix de alfaces verdes e roxas fica lindo na mesa, além de delicioso. Para dar um toque extra à salada, a ideia de Gabriela é acrescentar folhas inteiras de hortelã, manjericão, salsinha e coentro. Tomatinhos cereja cortados ao meio e rodelas de cebola crua também são bem-vindos. Para temperar, vinagre balsâmico e sal.

Economize comprando nozes, amêndoas e castanhas quebradas

Nozes, amêndoas e castanhas são a cara do Natal, mas também são um pouco caras. Para servi-las com economia, compre suas versões quebradas, que são tão gostosas quanto as inteiras e custam entre 25% e 30% menos. Junte vários tipos em um mix e pode ter certeza que ninguém irá sequer reparar.

Sirva cuscuz como acompanhamento

O cuscuz paulista é a dica das duas chefs como acompanhamento para as carnes e saladas de Natal. “À primeira vista, pode parecer caro, porque tem muitos ingredientes, mas rende tanto que fica muito barato por porção”, garante Paula.

Frutas e sorvete: sobremesa perfeita para o Natal

Não precisa fazer grandes sobremesas cheias de requintes e caldas quentes, não. Lembre-se: nosso Natal é no verão e quanto mais fresquinho o final da refeição, melhor.

Por isso, as chefs sugerem bandejas de frutas ou uma bela salada de frutas como a sobremesa ideal de Natal. Se jogue nas frutas da estação, que custam menos do que as exóticas {que só servem para enfeitar a mesa}.

Para dar um docinho a mais, acrescente sorvete. Sirva-o individualmente na hora que será consumido, assim você não precisará exibir o pote plástico – que, vamos combinar, não é muito bonito.

Calcule a quantidade de comida para seu número de convidados

O cardápio sugerido aqui – um frango/peças de frango OU salpicão de frango + salada de folhas + nozes, amêndoas e castanhas + cuscuz + salada de frutas e sorvete – serve 20 pessoas, com uma pequena folga.

Se você for receber menos pessoas, adapte as receitas ou corte pratos; se for receber mais, aumente proporcionalmente as quantidades de ingredientes. Quanto menos desperdício de comida, menos desperdício de dinheiro.

Desde já, nós, da Proma, desejamos um Natal feliz e saboroso.

Fonte: M de Mulher

____________

Leia também:

  • DECORAÇÃO DE NATAL: CLIQUE AQUI E CONFIRA INSPIRAÇÕES PARA UMA DAS NOITES MAIS LINDAS DO ANO.
  • DECORAÇÃO DE NATAL: CLIQUE AQUI E VEJA 15 IDEIAS PARA FAMÍLIAS COM CRIANÇAS.

Deixe um comentário