Valorize os ambientes da sua casa com espelhos

Os espelhos, quando usados corretamente, podem ampliar os ambientes, tornar os cômodos escuros mais leves e deixar qualquer espaço com mais requinte, brilho e sofisticação. Mas, na hora de planejar, são necessários alguns cuidados para que a decoração do seu lar fique do jeito que você sempre sonhou.

Para lhe ajudar nessa missão, separamos nove dicas que você deve seguir para que os espelhos deixem a sua casa ainda mais bonita e aconchegante. Vamos lá?

1. Cuidado com o reflexo

Sala de estar e jantar com espelho na parede

Coloque um espelho somente nos espaços em que você queira refletir algo. Por mais simples que isso pareça, muitas vezes não notamos que a imagem que aparece no reflexo pode ser o banheiro ou algum espaço que você não queira destacar. Por isso, fique atento no que o espelho vai refletir.

2. Tenha foco

Não coloque espelhos em lugares que podem tirar a sua concentração, como atrás da televisão ou no escritório. Pode anotar, você vai querer se olhar o tempo inteiro.

3. Valorize o hall de entrada

Parede do hall de entrada de espelho

O hall de entrada também é um dos espaços mais favoráveis para receber um espelho, pois ele ganha amplitude e mais iluminação. Além disso, a parede vazia pode ficar bem charmosa se a peça vier com uma moldura bacana.

4. A melhor posição

Ambientes com o pé-direito alto são valorizados com espelhos verticais. Já em ambientes mais compridos e com o pé-direito baixo prefira usar espelhos horizontais.

5. Na medida certa

Laterais da cabeceira da cama de espelho

Espelhos são legais, mas em excesso podem estragar o ambiente, deixando-o desconfortável. Escolha um pedaço de uma parede e pronto: ele será suficiente para colher os benefícios desse recurso sem exagerar.

6. Cuidado com a lâmpada

A sala de jantar é um dos espaços em que o espelho é mais utilizado, especialmente se houver um belo lustre para refletir. Mas, atenção: se a lâmpada do pendente ficar exposta, a reflexão pode ser gritante e incomodar os olhos.

7. Reforço na hora de pendurar

Usar um único prego está fora de questão na hora de pendurar um espelho com segurança. Cada gancho atrás da moldura da peça precisa de um prego, evitando, assim, qualquer acidente.

8. Conforto no lar

Para deixar um ambiente muito grande mais aconchegante, uma dica é instalar o espelho bem no alto da parede, com a parte de cima levemente inclinada para a frente. Isso fará com que ele reflita mais o espaço do que posicionado a 90° graus do chão.

9. Iluminação natural

Sala de jantar com parede de espelho

Sua sala recebe a luz da manhã ou do final da tarde? Esses momentos de tanta iluminação podem ser ainda mais bonitos com um espelho posicionado na parede em frente à janela.

Nada complicado, não é mesmo? São pequenos detalhes que sempre garantem o sucesso da decoração. Se você tem mais alguma dica para acrescentar, deixe um comentário!

Fonte: Revista Casa e Jardim


Deixe um comentário