VARAL DE TETO: QUAIS SÃO OS TIPOS INDICADOS?

Apesar de pequeno, o varal para estender roupas pode mudar a dinâmica da casa com a praticidade que proporciona às tarefas domésticas. O item, que vêm em diferentes materiais e tamanhos, pode ser adaptado conforme as preferências do morador – e, entre as opções, as variações de teto e chão aparecem para ajudar na higienização e secagem de vestuários dentro do lar.

O varal de teto costuma ser escolhido para aproveitar melhor os espaços; porém, deve ser implementado com certos cuidados.

“O melhor tipo de varal dependerá do estilo de organização dos moradores, então é muito relativo,” conta Monike Lafuente, do Studio Tan-gram. “Mas as vantagens da opção de teto são várias: ele é muito prático, otimiza muito bem o espaço da área de serviço e, como as roupas ficam mais no alto do que o de parede, ele atrapalha menos”, complementa.

Por estar fixo no mesmo lugar, entretanto, o item requer uma forma específica de fixação conforme o espaço onde será instalado. Quando há forro de gesso, por exemplo, os ganchos podem ser colocados antes do forro ou fixados na laje, passando através da estrutura. O mesmo vale para forros de madeira. Basicamente, a implementação depende do tipo de estrutura ou revestimento.

Outro fator é que o material precisa ser resistente à umidade e suportar o peso das peças. “Eu gosto de varais de alumínio,” aponta a arquiteta Ju Matos. “Sempre que possível, faço sob medida, pois os modelos de mercado e a pronta entrega costumam ser frágeis, duram pouco e não aproveitam o ambiente da melhor forma, já que seu tamanho é ‘padrão’”, explica.

A própria definição do tamanho do artigo deve ser feita consoante o espaço disponível, a fim de aprimorar a circulação. Se o morador possui muitas roupas, a instrução é que ele faça um varal também sob medida para otimizar o ambiente.

“Para mim, o melhor aproveitamento de um varal de teto é a maior área de cobertura, considerando as varetas perpendiculares à janela ou à área de ventilação,” acrescenta Ju. “Não adianta ter um varal imenso paralelo à janela, pois o vento bate só na primeira vareta e as roupas de trás demoram a secar ou ficam com cheiro”, exemplifica.

Varais individuais são sugeridos por Claudia Yamada, também do Studio Tan-gram. Pensado para cômodos pequenos, os varões individuais tornam o item mais fácil de passar por baixo, já que as seções abaixam uma de cada vez. Considerando a desvantagem do varal de teto estar sempre fixo, o tipo individual pode ser uma boa opção.

Em casos de estúdios ou imóveis sem lavanderia, os varais mágicos também podem ser incorporados. Quando não estão em uso, esses artigos ficam fechados ou camuflados na marcenaria ou no guarda-corpo da varanda.

Quanto ao custo, um varal de teto sob medida não possui preço fixo, mas pode chegar a mil reais: dependerá do tamanho, da quantidade de varões e da instalação

A durabilidade e a resistência tanto do de aço quanto do alumínio é boa: “Na verdade, o que mais estraga nos varais são as cordinhas, elas precisarão ser trocadas conforme o desgaste,” finaliza Monike.

Você já havia cogitado o varal de teto como uma possibilidade?

Fonte: Casa e Jardim

________

LEIA TAMBÉM:


Deixe um comentário