VERÃO 2024 E CALOR INTENSO: 5 DICAS PARA CUIDAR DAS PLANTAS

Em meio a ondas de calor extremas, não são apenas as pessoas e animais que precisam de cuidado redobrado – as plantas também merecem a sua atenção. A exposição solar em exagero e a falta de água podem ser fatais nos dias de verão. Além disso, vale ter cuidado com a adubação e horários da rega, que também podem interferir no bem-estar da sua planta.

Com o objetivo de entender melhor como cuidar das plantas durante o calor, confira as informações com o paisagista Luiz Fernando Cardoso.

1) REGUE COM MAIS FREQUÊNCIA E NO HORÁRIO CERTO

Sim, a rega de todas as plantas deve ser feita com mais frequência – até mesmo das espécies de sombra. Isso porque, apesar de não terem acesso a luz solar direta, o vento seco e o mormaço são suficientes para fazer a água evaporar com mais rapidez. Para espécies que normalmente demandam água uma vez por semana, por exemplo, a frequência deve aumentar para três vezes por semana.

Porém, Luiz Fernando Cardoso enfatiza que isso vai de acordo com as condições climáticas de onde a planta está. “Na região Sul, por exemplo, o verão é marcado por chuvas intensas, então as plantas que ficam em jardins não precisarão de uma rega tão abundante quanto as que ficam em vasos”, diz o paisagista.

Outro ponto importante trazido pelo paisagista é quanto ao horário da rega: a prioridade deve ser no início da manhã, até às 9h, ou no final da tarde, a partir das 18h. “Durante esses períodos, em que o sol é mais ameno, a planta terá tempo de absorver a água antes que evapore”, completa.

2) TOME CUIDADO COM A LUZ SOLAR DIRETA

Isso vale para todas as espécies: evite deixar a planta exposta ao sol a pino, principalmente entre às 10h e 15h. Apesar das espécies que gostam da luz solar direta suportarem mais essa condição do que as de sombra ou meia-sombra, o sol intenso pode prejudicar o seu bem-estar – e até queimar suas folhas. Por isso, prefira expor as plantas ao sol mais ameno, do início da manhã ou final da tarde. “Se você as cultiva em vasos, procure posicioná-las em espaços que peguem sol em um desses períodos”, afirma Luiz Fernando.

3) GARANTA UMA BOA DRENAGEM DO SOLO

Em épocas de calor intenso, garantir uma boa drenagem do solo é ainda mais essencial. Sabe-se que um solo mal preparado contribui para o acúmulo de água no substrato e, consequentemente, para a proliferação de fungos e o apodrecimento das raízes. Porém, durante o verão, as temperaturas elevadas aquecem esta água parada, potencializando o seu efeito negativo. “A umidade excessiva é tão ruim quanto a falta de água”, esclarece.

Para evitar que isso aconteça, você pode misturar brita, argila expandida ou até pedaços de telha e tijolo no substrato. Além disso, atente-se ao tipo de solo que a sua planta prefere. Caso ela não goste de muita umidade, o volume de pedras precisa ser maior. Porém, se você cultiva uma costela-de-adão ou outros filodendros, que apreciam ambientes mais úmidos, a camada não precisa ser tão grande.

4) EVITE A ADUBAÇÃO E FAÇA A PODA CORRETA

Durante o verão, também é melhor evitar a adubação. “Quando fazemos a adubação química, é necessário bastante água para que ela desça diluída, já que se ela for muito concentrada é capaz de queimar as raízes. Nesta época mais quente, em que a água evapora com mais facilidade, o risco disso acontecer é maior”, explica Luiz Fernando Cardoso.

Além disso, não esqueça de remover as folhas secas, murchas, podres ou amareladas. Dessa forma, a planta pode focar a sua energia no desenvolvimento de novos brotos, e não em salvar a parte que já foi comprometida.

5) ESTEJA ATENTO AOS SINAIS

O mais importante de tudo é estar atento aos sinais que a planta está dando. Se as extremidades das folhas estão secas e chamuscadas, isso quer dizer que elas estão queimadas e a sua planta está sendo muito exposta ao sol. Folhas amareladas e murchas indicam que a espécie está precisando de mais água. “Se ela começa a perder o tom de verde mais viçoso, isso também é um indicativo de falta de água”, ressalta o especialista.

Por outro lado, quando as folhas estão amareladas e com aspecto podre, isso quer dizer que a rega está sendo feita em excesso. “Ela fica com excesso de água na folha, deixando-a com a aparência semelhante a de uma suculenta”, afirma.

Fonte: Casa Vogue


Deixe um comentário