VOCÊ SABE COMO CONSERVAR AS HORTALIÇAS POR MAIS TEMPO?

Você vai à verdureira toda semana e compra frutas, verduras e hortaliças fresquinhas, mas está cansado de jogar grande parte delas fora por não conseguir consumi-las antes que se estraguem?

Fique tranquilo, pois isso não acontece só com você.

69

Para garantir a qualidade e fazer com que esses alimentos durem mais tempo, separamos seis dicas indispensáveis. Preste bastante atenção!

1. Evite cortá-los muito antes do consumo

Produtos cortados são suscetíveis à deterioração e putrefação. Sua atividade defensiva é ativada e isso consume nutrientes, o que pode causar endurecimento, escurecimento, além do sabor amargo e adstringente na fruta ou hortaliça. Ao ficar exposto, o interior das células fica vulnerável às infecções microbianas. Por isso, tente manter tudo intacto até o momento de consumir.

2. Descarte produtos estragados

Frutas e hortaliças mofadas devem ser descartadas para que não fiquem perto dos alimentos que ainda estão aptos para consumo, pois o bolor pode passar de um para o outro. Para garantir um ambiente mais limpo, as fruteiras e as gavetas das geladeiras precisam ser limpas regularmente, assim a população de microorganismos diminui.

3. Não submeta os alimentos à tensão física

Os vegetais não devem sofrer grandes impactos, como uma queda no chão ou armazenamento em algum espaço apertado. Eles podem amassar e estragar. Também não se esqueça de limpá-los. Se alguma porção de terra vier com as frutas e hortaliças remova antes da estocagem.

4. Guarde-as adequadamente

Alimentos vegetais devem ser armazenados em espaços confinados, como sacos plásticos ou gavetas, dentro da geladeira, para retardar a perda da umidade. Já as frutas e hortaliças vivas exalam dióxido de carbono e água, que podem se acumular e condensar na superfície do produto se estiver em ambiente fechado. Revista algum pote com material absorvente – saco ou toalha de papel – e a condensação demorará mais para acontecer.

5. Controle a temperatura

Esse é o modo mais eficaz de prolongar o tempo de conservação dos alimentos. Uma das opções é o resfriamento, por tornar as reações químicas mais lentas. Porém, cada produto tem uma temperatura ideal de estocagem. A maçã pode durar até um ano em temperatura um pouco acima do 0°C, por exemplo, mas frutas nativas de regiões mais quentes, como o melão, se saem melhor fora da geladeira.

6. Cuidado com o congelamento

Esse processo reduz as atividades enzimáticas e químicas, mas algumas outras são intensificadas pela concentração induzida pela formação de gelo, como a decomposição de vitaminas. Por essa razão, as hortaliças precisam ser branqueadas antes do congelamento. No processo, o alimento é mergulhado em água fervente por um ou dois minutos e logo depois vai para a água fria, parando o cozimento. Já as frutas devem passar por uma calda de açúcar com ácido ascórbico, que é encontrado em pó (ou vitamina C concentrada). Os congelados precisam estar em embalagens impermeáveis à água e ao ar.

Essas dicas foram úteis para o seu dia a dia? Deixe o seu comentário!

Fonte: Casa e Jardim


Deixe um comentário