Você sabe como usar o FGTS para adquirir um imóvel?

Não? Então acompanhe a entrevista com Breno Berri, gerente de pessoa jurídica da Caixa Econômica Federal – agência de Jaraguá do Sul –, e saiba como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ajudar você a conquistar o seu sonho.

Proma: O que é o FGTS?

Breno Berri: O FGTS foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa Econômica Federal, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário. O FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais e os valores pertencem aos empregados que, em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes.

Proma: Quem tem direito ao FGTS?

Breno Berri: Todo trabalhador brasileiro com contrato de trabalho formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e, também, trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais. O diretor não empregado e o empregado doméstico podem ser incluídos no sistema, a critério do empregador.

FGTS para comprar imóvel

Proma: De que maneira é possível utilizar o FGTS para a compra do imóvel próprio?

Breno Berri: O saldo do FGTS pode ser utilizado de três formas para a aquisição da casa própria: 1) Compra e construção – para quem deseja comprar um apartamento ou construir um imóvel residencial, o saldo do FGTS pode ser usado constituindo parte do pagamento ou pagamento do valor total. 2) Amortização ou liquidação do saldo devedor – para quem quer utilizar o saldo do FGTS para quitar totalmente a dívida ou pagar uma parte do saldo devedor. 3) Pagamento de parte do valor das prestações – o FGTS pode ser usado para diminuir em até 80% o valor das prestações e em até 12 meses consecutivos.

Proma: Em quais situações o FGTS não pode ser utilizado?

Breno Berri: 1) Comprar imóvel comercial. 2) Reformar ou aumentar o imóvel. 3) Comprar terrenos sem construção ao mesmo tempo. 4) Comprar material de construção. 5) Comprar imóveis residenciais para familiares, dependentes ou outras pessoas.

Proma: Como é possível conferir o extrato do FGTS?

Breno Berri: Para obter informações relativas à conta vinculada ao FGTS o trabalhador poderá acessar o endereço eletrônico www.caixa.gov.br (é necessário cadastrar uma senha no primeiro acesso), utilizar o Cartão Cidadão nos terminais de autoatendimento ou comparecer a uma das agências da Caixa.

Quer conferir essa reportagem na íntegra?

Acesse a revista Proma: Equilíbrio.


Deixe um comentário