5 CUIDADOS PARA MANTER AS PLANTAS SAUDÁVEIS NO INVERNO

O inverno é especialmente delicado para as plantas. Os dias mais escuros (com menos sol!), o aumento da incidência de umidade, os ventos fortes e a possibilidade de geadas podem deixá-las mais suscetíveis a doenças e pragas – principalmente as que vivem em vasos.

A maioria das plantas entra em um estado de “hibernação” durante os meses mais frios, diminuindo a atividade metabólica. “É nessa época que elas perdem parte de suas folhas e diminuem a velocidade de seu crescimento, mudando suas características e passando a produzir hormônios específicos para se preparar para a primavera”, explica o engenheiro agrônomo Luiz Gilberto.

Veja o que fazer para manter as plantas bonitas no frio!

1. REGA

A quantidade de regas semanais deve ser reduzida durante o inverno. Se costumava molhá-las três vezes por semana, pode diminuir para duas vezes sem prejudicar o crescimento da planta. “Com temperaturas mais baixas, a umidade tende a permanecer mais alta, e esse excesso pode provocar o apodrecimento da raiz e das folhas, possibilitando até o surgimento de pragas ou fungos”, explica Rafael Pelosini.

O ideal é regá-las nas primeiras horas da manhã para evitar que fiquem úmidas à noite, quando as temperaturas caem bastante. Antes de molhar, coloque o dedo na terra para se certificar de que esteja seca e que é hora de colocar água, evitando a umidade excessiva.

2. PODA

O inverno é uma boa época para podar as plantas, ao contrário do que pode parecer. Apesar de estarem em um período de hibernação e com pouco crescimento, elas podem ganhar força com um corte vigoroso das folhas e dos galhos extras, em especial se ele for feito no final da estação. Quando chegar a época da primavera, elas estarão prontas para florescer.

“Com o período de dormência, as plantas se potencializam para o crescimento próximo da primavera, afinal, estarão favoráveis para a distribuição de nutrientes com a chegada de temperaturas mais quentes. Essas ações costumam direcionar a planta como você deseja que ela se comporte, resultando em frutos de maior qualidade e flores mais vivas e bonitas”, explica Pelosini.

3. ADUBAÇÃO

A nutrição das plantas não deve ser esquecida no inverno, ainda que elas estejam adormecidas e cresçam menos nesta época mais fria. É indicado adubá-las a cada três meses para haver a manutenção dos nutrientes – e essa frequência deve ser mantida mesmo no frio.

Segundo Gilberto, a adubação correta durante as épocas menos quentes do ano garante a beleza das plantas na primavera e no verão. “É um grande tabu no setor de paisagismo a adubação durante o inverno. Porém, por meio da ciência, sabemos que a nutrição correta também é fundamental neste período do ano”, afirma.

4. SOL

Mesmo com o sol mais fraco e os dias mais escuros, leve suas plantas cultivadas em vasos para perto de uma janela onde possam pegar um pouco de luz. “Uma dica é deixar as plantinhas em áreas bem iluminadas, como em varandas ou próximas a janelas, para que elas recebam toda a energia do sol”, fala Silvana Novaes, diretora da Vasart. Isso ajuda a evitar a umidade excessiva, que pode apodrecer as raízes e causar doenças.

5. PROTEÇÃO EXTRA

As plantas merecem extrema atenção nos dias mais frios, em que o vento gelado e a possibilidade de geadas podem queimar suas folhas. Recomenda-se que fiquem bem protegidas nesta época. “Plantas menores e com a possibilidade de mudança de local, o ideal é que os vasos possam ficar dentro de casa”, diz Pelosini.

Já as que estão plantadas diretamente em jardins, sem possibilidade de deslocamento, merecem mais atenção e cuidados. “Indico o uso de uma cobertura para as plantas nestes dias. Isso pode ser feito com o auxílio de uma lona que protegerá termicamente o jardim, porém, é recomendado retirar a lona antes do sol nascer”, explica.

De acordo com Silvana, outra opção seria a técnica mulching, que consiste em fazer uma cobertura do solo com palhas, folhas secas ou cascas de árvores, como uma espécie de protetor térmico.

Essas 5 dicas deixaram você mais preparado para cuidar das plantas no inverno?

Fonte: Casa e Jardim

________

LEIA TAMBÉM:


Deixe um comentário