6 CUIDADOS PARA MANTER A SAÚDE EM DIA

Manter a saúde em dia é essencial para quem deseja viver muito e, claro, com muita qualidade! Nós já estamos nos aproximando da metade do ano. COMO ESTÁ A SUA SAÚDE?

Confira abaixo se você está cumprindo os seis principais cuidados para uma vida cheia de saúde e bem-estar.

1. PRATIQUE EXERCÍCIOS

Quer manter a saúde em dia? A regra é clara: exercite-se regularmente! Ao praticar alguma atividade física de três a cinco vezes por semana você fica menos estressado, controla seu peso e reduz o risco de desenvolver câncer e outras doenças crônicas, como pressão alta.

Mesmo quem tem restrições de saúde e não pode praticar exercícios mais pesados, pode caminhar, fazer pilates ou alguma outra atividade de baixo impacto.

2. ALIMENTE-SE BEM

De nada adianta praticar exercícios físicos regularmente se você não prestar atenção no que coloca no prato. Para manter a saúde em dia, é importante buscar uma alimentação equilibrada, que tenha, pelo menos, cinco porções de legumes, verduras e frutas todos os dias. Grãos e cereais integrais, assim como o feijão, não podem ficar de fora da sua dieta. Por fim, tente comer menos gordura, principalmente animal, e controlar suas porções de açúcar e sal.

Um outro alerta: alimentar-se bem passa também por não pular refeições durante o dia. O café da manhã é especialmente importante. Ao comer bem logo cedo você evita a tentação de ingerir calorias extras ao longo do dia. Capriche na primeira refeição e garanta que seu organismo terá energia suficiente para encarar as próximas horas sem problemas.

3. NÃO SE ESQUEÇA DA HIDRATAÇÃO

Manter o corpo hidratado é um passo importante para garantir seu bom funcionamento. O ideal é beber, pelo menos, dois litros de água por dia. Quer variar? Água de coco e sucos podem ser alternativas interessantes, mas lembre-se de que a água pura deve ser sempre sua principal fonte de hidratação.

Bebidas como refrigerantes (inclusive, os light e diet) devem ficar fora do cardápio. Além de não oferecerem nenhum tipo de nutriente para o corpo, essas opções também são ricas em substâncias que podem fazer mal para seu organismo, como conservantes, corantes e sódio. Surgiu uma vontade irresistível de tomar uma bebida gasosa? Opte pela água com gás, de preferência de fontes naturais.

4. PREVINA-SE!

Quando o assunto é saúde, prevenir é (sempre!) melhor do que remediar. O ideal é pensar à frente e reduzir os gastos com saúde que terá no futuro com remédios e afins.

Considere a possibilidade de adquirir um seguro de vida, que, além de proteger financeiramente as pessoas que são mais importantes para você, ainda oferecem uma série de adicionais para quem o contrata.

5. TENHA ATENÇÃO AO SONO

Dormir bem é essencial para manter o sistema imunológico em dia. A quantidade de horas de sono necessária varia de pessoa para pessoa, mas o ideal é de 7 a 9 horas de sono por dia. Para garantir uma noite de qualidade, fique atento com a densidade do seu colchão, qualidade do travesseiro, luminosidade e temperatura do quarto.

Para uma boa noite de sono, evite assistir à televisão ou mexer no celular antes de dormir. Bebidas como café também devem ser evitadas. Dê preferência para um chá relaxante.

6. EVITE HÁBITOS NOCIVOS

Fumar e beber em excesso são hábitos que podem comprometer todos os seus esforços para manter a saúde em dia. Ao ser ingerido em demasia, o álcool pode atrapalhar sua concentração, além de sobrecarregar o fígado.

Já em relação ao fumo não tem meio termo: parar é um passo essencial para manter a saúde em dia. Um simples cigarro tem mais de 4,7 mil substâncias tóxicas. Além disso, câncer de pulmão, boca, esôfago e garganta tem ligação direta com o tabaco. Mesmo fumantes passivos devem ficar alertas: a convivência direta com quem fuma aumenta suas chances de desenvolver problemas respiratórios.

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Não se esqueça!

Gostou deste conteúdo? Deixe o seu comentário.

Fonte: Mongeral

 _______

Leia também:

  • Clique aqui e confira algumas dicas para lavar as frutas e as hortaliças corretamente.
  • Controle a ansiedade com 7 dicas de decoração. Clique aqui e confira.

Deixe um comentário