COLUNA | CONSTRUINDO CENÁRIOS

Hoje, 23 de abril, foi publicada a nossa terceira coluna no jornal O Correio do Povo. Esperamos que você goste! ?

_____

Estamos aprendendo a lidar (todos nós!) com este novo cenário. Uma nova dinâmica, que nos foi imposta, testa – todos os dias – a nossa capacidade de reação. Para mim, é surpreendente a nossa competência reativa no campo científico, no empreendedorismo, na gestão dos negócios e, principalmente, na vida cotidiana. Acredito que o “jeitinho brasileiro” faz toda a diferença – nós não temos medo. Nós vamos à luta!

Pela primeira vez, o setor da Construção Civil, um ambiente normalmente “mais rude”, teve que se adaptar às condicionantes de segurança por meio de protocolos rígidos jamais vistos num canteiro de obras: medição de temperatura de todos os colaboradores, contraturnos de entradas, saídas e refeições para evitar aglomerações, além do uso permanente de máscaras no exercício da função. O controle destes protocolos é de total responsabilidade do empregador – os que não cumprem devem, sim, assumir as consequências.

Estabelecido o nosso mindset, e tendo passado o momento da adaptação, nós avançamos para outro estágio: planejar os próximos passos pós-crise da Covid-19 a partir de cenários que nos trazem à uma realidade possível. Eu acredito em mercados mais locais e/ou regionais, que ganharão mais valores e força.

Outro aspecto que precisa ser destacado: esta crise nos mostrou que novas tendências de trabalho – com flexibilizações, reuniões virtuais e home office – poderão ser adotadas como culturas corporativas normais. É para se pensar e analisar.

A sociedade é resiliente. Todos nós estamos aprendendo com esta crise, jamais vista por gerações, e, ouso dizer, inimaginável. Mas, tenho certeza: ficarão lições concretas, independentemente da esfera de atuação de empresas e pessoas. Com o passar dos dias, talvez, o maior aprendizado seja este: a dependência pode vir a ser perigosa, trazendo, sim, prejuízos danosos. Por isso, a diversidade de ações é um bom caminho.

Forte abraço,
Paulo Obenaus | Diretor do Grupo Proma

____

Leia também:

  • COLUNA 01 | MUDANÇA DE ROTA NESTE NOVO CENÁRIO. CLIQUE AQUI E CONFIRA.
  • COLUNA 02 | UM OLHAR PARA DENTRO DO SEU NEGÓCIO. CLIQUE AQUI E CONFIRA.

Deixe um comentário