COMO ESCOLHER O GUARDA-ROUPA PARA O QUARTO?

Escolher um guarda-roupa deve ser uma decisão planejada – afinal, você quer que seu quarto fique sempre organizado, não é?

Para acertar no tamanho e no estilo do seu guarda-roupa confira as nossas dicas!

TAMANHO

Para saber o tamanho ideal é preciso observar o quarto e medir os possíveis espaços onde o guarda-roupas será instalado – inclusive, entendendo os limites máximos: comprimento da parede e altura livre disponível, além da abertura de portas e janelas. Observe também os interruptores e tomadas.

Em seguida, meça o espaço disponível para a profundidade. O ideal é ter a largura do móvel mais 60 cm livres na frente do armário para uma circulação confortável, para abrir portas e gavetas e alcançar todos os pontos dos cabideiros, nichos e maleiros.

Se o espaço for justo ou a cama estiver muito perto, as melhores soluções são um móvel com portas de correr ou um guarda-roupa modulado.

Um guarda-roupa mais compacto tem cerca de 40 cm de profundidade, o mínimo necessário para cabides para camisas, blusas e vestidos. Para casacos, blazers e ternos é preciso cerca de 50 cm para que as peças não fiquem apertadas.

O tamanho ideal também depende do uso, da quantidade de roupas, sapatos, acessórios e outros itens que você vai armazenar. Se é mais espaço que você precisa, a seleção do móvel vai depender do tamanho do quarto.

Vale fazer o exercício de observar seu guarda-roupas atual, passar pelos cabides, olhar todas as gavetas e nichos, e entender se todas aquelas peças vão para o móvel novo. Você pode perceber que é hora de fazer uma limpeza para vender e doar as roupas, sapatos e acessórios que você não usa mais.

DIVISÕES

Antes de pesquisar os modelos de guarda-roupa, observe o seu móvel atual e entenda as necessidades: se você precisa de mais gavetas, cabideiros ou nichos.

Cabideiros médios são adequados para camisas, blusas, blazers e jaquetas; vestidos longos, ternos e casacos vão exigir um espaço mais alto. Calças jeans também podem ficar em cabides, mas é preciso ter cuidado com o peso.

Os nichos são perfeitos para armazenar camisetas, malhas, moletons e outras peças dobradas, além de acessórios e caixas. Evite um móvel com prateleiras e nichos muito altos, para não ter de trabalhar com grandes pilhas! Prefira mais divisões e espaços mais baixos.

Gavetas são ideais para roupas íntimas, meias e roupas de ginástica. E quanto mais gavetas, melhor, inclusive para manter a organização e evitar espalhar itens diversos pela parte de baixo dos cabideiros.

Procure um modelo de guarda-roupa com maleiro para acomodar roupas de frio menos usadas ao longo do ano, roupas de cama, toalhas e malas.

MATERIAIS E ACABAMENTOS

A qualidade dos materiais e acabamentos é essencial para um móvel durável. Os guarda-roupas podem ser feitos de madeira maciça, MDF (painel de fibra de madeira e resina) e MDP (chapas de partículas prensadas em 3 camadas), ou ainda uma combinação desses elementos.

É mais comum encontrar os móveis em MDF e MDP com acabamento em laminado melamínico, que oferece um ar contemporâneo à decoração. Um móvel grande, como o guarda-roupas, em branco também ajuda a refletir a luz natural no ambiente. Por sua vez, a madeira, em suas características naturais, dá uma sensação de aconchego e conforto.

Um diferencial dos móveis são as portas com espelho. Há modelos com portas de correr com espelhos inteiriços, que são muito imponentes. Assim como as portas de correr em vidro, uma opção mais cara, mas muito mais sofisticada.

As ferragens são muito importantes. Como manuseamos as portas, gavetas e prateleiras articuladas várias vezes ao dia, as dobradiças e corrediças precisam ser de boa qualidade.

Por fim, considere alternativas. Pode ser que o quarto não tenha espaço para o guarda-roupas grande que você precisa e deseja. Uma opção é escolher um móvel menor e complementar com uma cômoda ou gaveteiro.

Essas dicas vão ajudar você a escolher o seu guarda-roupa? Deixe aqui seu comentário!

Fonte: Casa e Jardim

________

LEIA TAMBÉM:


Deixe um comentário