COMO FAZER UMA LIMPEZA PÓS-OBRA EFICIENTE?

Depois que a reforma ou a construção de um imóvel acaba, vem também a ansiedade de poder colocar logo os móveis e objetos de decoração para, então, fazer a mudança.

Mas, antes disso, é preciso fazer uma boa limpeza nos ambientes, caprichada nos mínimos detalhes para que não ocorra nenhuma avaria nos materiais que já estão instalados. Esse procedimento inclui a remoção de sujeiras, respingos, manchas de tinta, excesso de rejunte, entre outros resíduos da obra. Trata-se, então, de uma limpeza muito diferente da comum.

Por isso, a limpeza pós-obra é essencial antes de partir para a decoração. O segredo para conseguir um bom resultado é não ter preguiça de limpar ou orientar uma equipe que vá te ajudar a fazer isso. No entanto, caso não queira ter esse trabalho, saiba que há, ainda, a opção de contratar empresas especializadas.

Agora, se você quiser colocar as mãos na massa e assumir essa tarefa, preparamos um guia de como fazer uma limpeza pós-obra corretamente, com dicas essenciais compartilhadas pela Adriana Picciotto Gris.

PROTEJA TUDO ANTES DE COMEÇAR A LIMPEZA PÓS-OBRA

Algumas tarefas simples podem evitar grandes dores de cabeça. Então, vale a pena investir tempo na preparação dos ambientes. “Procure manter pisos, louças sanitárias e armários protegidos. Muitas vezes, um parafuso ou cimento que caia no piso pode riscá-lo, caso este não esteja bem forrado. Além disso, peça para a pessoa que for aplicar os revestimentos passar um pano após fazer o rejunte”, diz Adriana.

É preciso também tomar cuidado para não molhar o gesso, peças de madeira, tomadas, interruptores e qualquer outra fiação. É importante proteger as instalações para não danificar os acabamentos. Para isso, use lonas, papelão e fitas adesivas.

INVISTA EM EPIS PARA TER SEGURANÇA

Chamados de EPIs, os equipamentos de proteção individual são essenciais na hora de fazer a limpeza pós-obra. Providencie luvas, óculos, máscara e botas impermeáveis. Estes equipamentos protegem e reduzem as chances de acidentes, como, por exemplo, pisar em um prego ou ter os olhos atingidos por resíduos.

REMOVA OS ENTULHOS

Antes de partir para a limpeza em si, é preciso retirar todos os entulhos e restos de obra, como pregos, parafusos, gesso e qualquer material que seja residual. Para isso, use sacos de lixos, caixas de papelão, vassouras e pás de lixo. Faça uma varredura minuciosa para que não sobre nada.

POR ONDE COMEÇAR

“Começamos sempre pelos quartos e banheiros em direção à sala e deixamos para o fim a cozinha e área de serviço. Dentro de cada ambiente, recomendo começar a limpeza nas partes mais altas, como vidros e armários, e, por último, o piso. Assim, a sujeira desses lugares cai diretamente no chão”, ensina Adriana.

Na limpeza das superfícies inferiores, que incluem pisos e escadas, além da poeira, remova também resíduos de tinta, cola ou qualquer outro material. Os MOPs, aqueles esfregões que conjugam as funções de balde, vassoura, rodo e pano, bem como os aspiradores de pó, são equipamentos que ajudam muito na hora da limpeza dessas áreas.

Quanto aos produtos removedores, se não forem adequados, podem danificar o piso. Por isso, leia as embalagens para verificar as recomendações e instruções de uso do fabricante. “Produtos específicos de limpeza pós-obra são essenciais, como o desincrustante. Mas, lembre-se de sempre verificar se o produto é adequado para o tipo de material ou revestimento que será limpo. Além disso, usamos sempre a fibra de limpeza, que é um acessório eficaz”, diz Adriana.

CUIDADO MAIOR COM A COZINHA

Durante a limpeza pós-obra, a cozinha merece atenção redobrada. Afinal, é nesse ambiente onde serão preparadas as refeições e, por isso, higiene é fundamental. Depois da limpeza das superfícies superiores e inferiores, repita a limpeza em todas as bancadas que terão contato com os alimentos. Para eliminar qualquer bactéria, passe uma flanela limpa umedecida com álcool nos balcões, armários, luminárias e todas as superfícies possíveis, fazendo a desinfecção completa.

SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

Se o orçamento permitir, vale investir em um serviço especializado. Assim, você economiza tempo e tem a garantia do serviço prestado. “Uma empresa de limpeza conhece cada item como deve ser limpo (material e forma), agilizando o processo e tendo o cuidado que uma casa que foi tão sonhada a ficar limpa da maneira correta.

Que seu 2023 seja ainda mais abençoado no pós-obra!

Fonte: Casa Vogue

________

LEIA TAMBÉM:

MUDANÇA À VISTA? DICAS PARA DESEMPACOTAR AS CAIXAS. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

10 DICAS PARA ECONOMIZAR NA MUDANÇA. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.


Deixe um comentário